Início > Corporativo, Mercado de Trabalho, Tecnologia da Informação > 5 dicas para uma boa entrevista de emprego

5 dicas para uma boa entrevista de emprego

entrevista emprego

Como agir em uma entrevista decisiva para arrumar um bom emprego? Confira a seguir 5 dicas baseadas na experiência de grandes consultores e profissionais da área de recrutamento de pessoal, que podem lhe servir de base para destacar-se diante o entrevistador:

Concisão – Ser direto é a melhor forma de mostrar que você entende do que está falando. Quando o entrevistador perguntar, preste atenção e desenvolva a resposta de forma coerente. Há várias pessoas que não conseguem responder perguntas diretamente. Isso pode decrementar pontos.

Exemplos – Exemplificar os seus feitos no emprego anterior pode ser uma boa forma de mostrar o seu talento. Separe sempre os que forem mais estratégicos e relevantes para a vaga em questão. Tem experiência com determinada linguagem de programação? Fale sobre como implantou uma solução baseada nela.

Sinceridade – Se você não tiver a experiência em questão, diga a verdade. Não tente ocultar dando exemplos irrelevantes. A melhor política é a de não mentir para o seu empregador. Ele vai perceber quando você não entende do assunto.

Atenção ao recrutador – O profissional responsável pela entrevista pode, em alguns casos, agir como seu amigo ou simplesmente ser indiferente. O primeiro tipo dá liberdade para que o candidato fale abertamente, mas a empolgação pode gerar constrangimentos, dependendo do que for dito. Em todos os casos, procure sempre manter o nível profissional.

Pesquise – Antes de encarar a entrevista, estude tudo sobre a empresa contratante. Em muitos casos, onde empresas terceirizadas de RH não oferecem essa informação, isso não é possível. Mantenha então o foco na vaga. Saiba todas as funções a serem desempenhadas. Isso pode impressionar o entrevistador.

Para ajudar ainda mais você a preparar-se para o mercado de trabalho, o Domínio TI selecionou uma série de posts relacionados ao assunto. Confira:

Saiba o que as empresas de TI buscam em jovens profissionais;

8 questões que devem ser feitas antes de aceitar um emprego;

7 dicas para criar uma boa rede de relacionamentos;

Faça seu curriculo brilhar;

Saiba como planejar o ínicio da sua carreira;

Em uma matéria elaborada pelo Fantástico, Max Gehringer dá dicas e faz simulações de entrevistas de emprego, apontando o que é e o que não é apropriado dizer na frente do entrevistador:

Confira as dicas, se prepare e vá a luta. Lembre-se, o pior que pode acontecer é você ouvir um “não dessa vez”. Mas prepare-se mais e siga em frente.

About these ads
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 20/04/2010 às 11:58 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 463 outros seguidores