Início > Certificações > Certificação ITIL

Certificação ITIL

ITIL

Para quem nunca ouviu falar, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library, pronuncia-se AITIL) é o modelo de referência de processos de Tecnologia da Informação mais aceito no mundo. Foi elaborada pela Agencia Central de Computação e Telecomunicações da Inglaterra, em pesquisas feitas com profissionais de diversos segmentos da área. O objetivo dessas métricas é descrever os processos necessários para a eficiência do gerenciamento de TI, de modo a garantir os níveis de serviço acordados entre os colaboradores e clientes da organização.

Os principais processos e função da ITIL para suportar o gerenciamento de serviços de TI são: Service Desk (Central de Serviços), Gestão de Incidentes, Gestão de Problemas, Gestão de Mudança, Gestão de Liberação e Gestão de Configuração.

Segundo matéria da Computer World, do dia 23 de junho de 2009 (disponível em Computer World), a certificação ITIL é um passaporte para grande salto na carreira de TI, sendo que o salário de um profissional certificado pode ser até 15% maiores. Muitas empresas estão adotando a certificação ITIL como pré requisito na contratação tanto de colaboradores (profissionais internos) quanto de fornecedores.

As certificações são recomendadas para qualquer profissional que atue na área de TI. Gerenciamento de serviços de TI é um tema muito amplo e qualquer profissional pode se beneficiar destas práticas.

Os níveis de certificação na ITIL V2 são o Foundation certificate, que provê uma avaliação dos fundamentos no Gerenciamento de Serviços em TI. Este nível seria a familiarização com as melhores práticas e o entendimento da terminologia ITIL. Há dois níveis complementares que são o Practitioner e Manager. Para a certificação do Foundation, não é necessário comprovar curso nem experiência, tornando-o mais procurado entre os profissionais de TI. O exame para certificação tem custo em torno de US$ 165,00 e a prova é composta de 40 perguntas objetivas com tempo de 1 hora. O mínimo de respostas corretas é de 26 (65%) para aprovação. Este exame é considerado de nível fácil, tendo uma estatística de 85% de aprovação entre os candidatos.

IMPORTANTE: o exame de certificação do nível Foundation está disponível em português, inglês e espanhol (pra quem preferir).

Os níveis da ITIL V3 são: Foundation (como no V2, é o nivel introdutório), Intermediário, Gerenciamento através do Ciclo de Vida e V3 Expert. Mas afinal, qual a diferença entre o V2 e V3? Um grande amigo meu, certificado em ITIL me deu um exemplo bem prático. Imagine o Windows XP SP1; no primeiro service pack não tinha wireless nem firewall, inseridos no segundo service pack, junto com outras ferramentas administrativas. O ITIL V3 é somente uma adaptação à V2, encaixando-se nas mudanças ocorridas na área, tanto de legislação, quanto de inovações tecnológicas etc.

Quem possui a certificação ITIL V2 não é obrigado a fazer a migração para a V3, é uma opção para quem quer ter seu currículo sempre atualizado e quer obter pontos para chegar a certificação ITIL V3 Expert. O V3 Foundation Bridge (ponte em inglês, como é chamado o processo de migração) é composto por 20 questões de múltipla escolha, sendo necessário 65% (13 questões) de acerto para aprovação.

Confira mais novidades no site http://www.mundoitil.com.br, lá você encontra praticamente tudo sobre cursos, certificação, tem a escolha por categorias e muito mais sobre esse tema cada vez mais importante dentro do universo empresarial. Obrigado e até a próxima! Valeu!!!!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: