Início > Internet > Uso da rede elétrica para tráfego de Internet poderá reduzir custos.

Uso da rede elétrica para tráfego de Internet poderá reduzir custos.

O sistema BPL (Broadband over Power Lines, traduzindo  Banda Larga em linhas elétricas) foi aprovada pela Anatel em meados de Abril, e vem demonstrando cada vez mais as vantagens do projeto. Além da primazia de cerca de 90% dos lares do país que possuem rede elétrica poderem receber o serviço de banda larga, o uso da rede elétrica para a distribuição de serviços de internet em alta velocidade poderá baratear as tarifas de energia. Proposta da área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que examina o assunto, prevê que 90% da receita obtida pelas distribuidoras de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet terá de ser empregada na redução de tarifas de eletricidade.

A resolução que definirá as regras para o uso da internet pela rede elétrica deve ser votada pela diretoria da Aneel ainda neste mês. A distribuidora não tem custo nenhum. Se houver necessidade de investimento na rede, a empresa de telecomunicações é que arcará com o custo. O mesmo ocorre com os postes. A distribuidora de energia não irá investir um centavo e ainda irá embolsar 10% do faturamento.

Só esperamos que o que vem por aí seja um serviço de qualidade, ou pelo menos que seja a altura do preço (alto) que pagamos, e não um “Speedy” (que speedy é só o nome). Até o próximo post.

Fonte da notícia: Jornal A Cidade – Ribeirão Preto

Anúncios
  1. 29/07/2009 às 2:17 PM

    Muito boa essa tua notícia, eu uso internet 3G da Vivo, ela até que não é ruim, mas espero que surja algo que seja mais barato e que funcione de verdade como a internet deve ser !!!! Muito bem colocada o teu desabafo !!! valeuu !!!

    • Fernando Henrique
      29/07/2009 às 3:51 PM

      Realmente amigo Eduardo, também tenho o VIVO 3G, que dos 3G é o menos pior… está me atendendo bem por enquanto, mas ultimamente anda dando umas falhadas. Até tem um post aqui no Dominio TI sobre os problemas que venho enfrentando com a rede da VIVO, mas está melhorando. Infelizmente o serviço de banda larga no Brasil não está engatinhando, nasceu com deficiência mesmo… esperamos com essa nova tecnologia melhoras significantes na prestação do serviço, pois não será necessário investir tanto em infraestrutura quanto foi investido até agora, pois a mesma já está praticamente pronta. Se virá um serviço de qualidade com preço “adequado a nossa realidade” somente quando bater a onda iremos ver. Obrigado pelo comment, continue leitor do Dominio TI e se topar uma parceria, gostaria de incluir o Blognet nos Blogs Parceiros. Se topar me envie um email… mais informações na aba Sobre o Autor! Mais uma vez obrigado e ótima semana.

  1. 12/08/2009 às 5:30 AM
  2. 12/08/2009 às 1:01 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: