Início > Internet, Redes Sociais, Segurança, web > Usuários são ponto fraco da segurança empresarial

Usuários são ponto fraco da segurança empresarial

Usuarios de Redes SociaisComo profissional de TI, a questão que mais sou indagado, e creio que a maioria dos colegas de TI também ouve é a seguinte: “NÃO DÁ PRA DESBLOQUEAR O ORKUT LÁ?” ou “PORQUE O MSN É BLOQUEADO?”. Saiba agora por que nos tornamos “vilões” para os usuários finais em relação ao bloqueio de redes sociais e mensagens por firewall.

A popularidade de redes sociais ofereceu aos crackers novas maneiras de roubar dinheiro e informações, Cerca de metade das empresas bloqueiam total ou parcialmente o acesso a sites de redes sociais devido a preocupações sobre invasões originadas a partir deles.

Por volta de 63% dos administradores de sistemas tem preocupação sobre funcionários de suas empresas oferecerem informações pessoais excessivas em páginas de relacionamento, o que coloca em risco a infraestrutura empresarial e os dados nela armazenados.

E isso acontece apesar de anos de pedidos aos usuários de computadores para que mantenham reservadas suas informações pessoais e recusem abrir arquivos anexados a emails vindos de fontes desconhecidas e com.

Um resultado do problema é que 25% das empresas foram atingidas por ataques de spam, phishing ou malware conduzidos via Twitter ou outros sites de redes sociais.

Para quem não conhece o termo, “phishing”, que utiliza técnicas de engenharia social, refere-se ao uso de emails ou outros canais online para convencer possíveis vítimas a revelarem informações pessoais tais como senhas ou números de contas bancárias e cartões de crédito. Malware é o termo usado para designar códigos maliciosos, muitas vezes criados para ajudar em invasões de sistemas e burlar a segurança para se apoderar de recursos computacionais.

O número de páginas Web contendo malware quadruplicou desde o começo de 2008, com os EUA abrigando 39,6% do total, mais do que qualquer outra parte do mundo. A China ocupa o segundo posto, com 14,7%.

Os dados apresentados neste texto foram levantados em pesquisa pela empresa Sophos, que tem sede dupla no Reino Unido e nos EUA. A Sophos é a maior produtora de software de segurança de capital fechado.

Anúncios
  1. 09/11/2009 às 3:38 PM

    Boa matéria.

  2. Fernando Henrique
    23/07/2009 às 12:06 AM

    Obrigado grande amigo Gilberto, sei que voce, como um profissional de web é adepto de redes sociais e o compartilhamento de perfis, mostrar a cara na web é sim, muito importante. Mas realmente esse é um problema gravissimo para profissionais de TI e segurança da informação. Logicamente, como disse, voce como PROFISSIONAL sabe “o que e quanto” expor suas informações na internet, mas infelizmente não é o que ocorre com a maioria dos usuários, sendo ai que ocorrem os infortunios crimes virtuais. Obrigado e ótima semana.

  3. 22/07/2009 às 11:56 PM

    Como professor, sempre alerto aos meus alunos que não divulguem informações confidenciais de suas empresas através das redes sociais. São dados assustadores mesmo!

    Fernando, você foi muito feliz na escolha desse tema como post. Parabéns!!!

  1. 23/07/2009 às 12:04 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: