Faça seu curriculo brilhar!

Olá caros leitores, aproveitando o assunto sobre mercado de trabalho, vagas de emprego, carreira profissional e coisas do tipo, iremos rever algumas dicas básicas para fazer o seu curriculo sobresair-se aos de outros candidatos na parte primordial de um processo de contratação: a seleção.

Se você está à procura de um novo emprego, o primeiro passo é elaborar um bom currículo.

Nesta momento, sempre surgem muitas dúvidas. O que é legal inserir, o que é melhor não colocar, qual o tamanho ideal, cores; todas essas questões surgem e a resposta nem sempre é simples.

Porém, se seguirmos algumas regras básicas na hora da elaboração, não há com o que se preocupar. Primeiramente, saiba quais são os erros imperdoáveis de um currículo, geralmente aqueles que saltam aos olhos do selecionador. Depois, confira dicas para fazer um currículo impecável. E por último, veja como preparar um bom currículo em inglês.

Fuja dos erros mais comuns:

Que tipos de erro costumam fechar as portas nas empresas de TI? Como dito aqui em outro post, um currículo bem-feito não assina sua CLT, mas pelo menos não elimina você da lista de candidatos na primeira etapa da seleção. Por isso, cuidado para não errar. Basta um pequeno deslize e as suas chances de passar para a fase da entrevista simplesmente some. Você tem pouquíssimos segundos para ganhar (ou perder) a atenção. Mas o que as empresas de tecnologia levam em conta num currículo?

Faça um curriculo impecável:

Por que um candidato é chamado para entrevista e o outro não? A resposta pode estar no currículo. Nem sempre basta ter boa formação e carreira sólida. Essas informações devem aparecer de forma clara e objetiva. Os consultores de RH recomendam que o profissional prepare mais de um currículo para atender a diferentes situações. Se conhecer os requisitos da vaga, deve ressaltar as habilidades e experiências relacionadas com eles. Confira modelos de currículo e dicas do que colocar em cada tópico.

Elabore um bom curriculo em inglês:

Um currículo bem escrito em inglês pode ser o passaporte para um emprego numa multinacional. Você sonha trabalhar no QG de um grande fabricante de produtos de tecnologia ou numa empresa de software do Vale do Silício? Se seu primeiro passo para realizar esse sonho foi visitar o site de RH dessas empresas ou de recrutadores internacionais e anexar seu currículo-padrão — aquele que vive armazenado há meses em seu PC — cuidado! Você pode ter sido precipitado.

Por isso, visite sites de RH, treine com você mesmo no espelho para diminuir o nervosismo na hora da entrevista, leia e releia, e passe para outras pessoas lerem o seu curriculo, esteja aberto a sugestões e o mais importante, nunca coloque inverdades no seu curriculo. Mesmo que você consiga o emprego somente pelo que está escrito, uma hora o empregador irá te cobrar aquelas habilidades e você irá passar no mínimo um vexame, além de perder totalmente a credibilidade.

No site Unidiversidade, possui um excelente post sobre primeiro emprego e como montar um curriculo ideal. Confira.

Siga essas dicas e boa sorte. Lembre-se: o máximo que você pode conseguir é um NÃO! Continue tentando. Obrigado pela leitura.

  1. 30/07/2009 às 11:49 PM

    Boa dica Fernando. Para desenvolver um bom currículo, você deve reservar um tempo onde você não tenha nenhuma preocupação e nenhum compromisso. Isso tudo para sua mente estar totalmente relaxada para elaborá-lo. Ótimo post!!!

  1. 27/12/2009 às 3:03 AM
  2. 28/10/2009 às 9:53 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: