Início > HTML 5, Internet > IE reluta sobre a adoção do HTML 5

IE reluta sobre a adoção do HTML 5

Internet Explorer 8Representantes brasileiros da Microsoft revelam cautela na adoção do HTML 5, que chega em 2010.

Durante o evento Café com Browser, promovido pela W3C Brasil (World Wide Web Consortium), hoje, em São Paulo, os responsáveis pelo desenvolvimento do Internet Explorer afirmaram que o browser caminha em direção da adoção dos padrões comuns da web, mas tem cuidados redobrados devido ao grande número de usuários do seu software.

O evento que já recebeu representantes da Mozilla Foundation e do Opera em suas edições anteriores, visa discutir o posicionamento das empresas em relação aos padrões da web e suas novas implementações.

“Não podemos simplesmente virar um chavinha e mudar de forma drástica a experiência do usuário e do desenvolvedor. Caminhamos em direção às novas normas, mas precisamos mitigar os riscos”, Pedro Bojikian, gerente de produto do Internet Explorer.

“Sabemos dos problemas causados pelas migrações entre as versões anteriores do browser, e estamos nos esforçando para que o desenvolvedor não precise escrever um site diferente para cada browser”, completou Bojikian.

Como representação desse esforço, foi mostrado o recurso do botão de retrocompatibilidade do Internet Explorer 8 com a sua versão anterior, e também algumas funções do IE 8 que já utilizam recursos presentes entre as novidades do HTML 5.

São funções para melhor utilizar serviços da nuvem, como a navegação inteligente que usa o botão Voltar para acessar recursos dentro do serviço sem voltar para uma página anterior e sair do programa online. Outro recurso do HTML 5 já adotado pelo IE 8 é o carregamento inteligente da pagina, que permite trabalhar offline com serviços baseados na web-based.

Na minha opinião pessoal, a Microsoft não adere à novos padrões, porque ELES QUEREM SER O PADRÃO. Uso Windows há muito tempo, gosto e sou evangelista. Mas minha opinião está começando a mudar, visando as tendências do mercado, assistindo a palestras sobre o assunto e observando o avanço nos recursos do Ubuntu e Fedora. Um amigo meu da USP disse certa vez que foi aderindo ao uso de softwares livres, como o Firefox e Thunderbird, em substituição ao IE e Outlook, que ele começou a gostar de Linux, e hoje é referência entre os profissionais da comunidade. Essas atitudes da Microsoft em relação à mudanças me faz refletir se é este realmente o futuro. Citando uma frase dita por um palestrante do Circuito Senac de Tecnologia da Informação, nada me espanta se a Microsoft anunciar que o Windows 7 é free ou livre no seu lançamento.

Anúncios
Categorias:HTML 5, Internet
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: