Início > Infraestrutura e Redes, Internet, Segurança, Tecnologia da Informação, Telecom > Finalmente são aprovadas normas da internet via rede elétrica

Finalmente são aprovadas normas da internet via rede elétrica

internet

Após dois adiamentos, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), aprovou nesta terça-feira (25/08/2009), as normas para utilização de internet banda larga via rede elétrica. A tecnologia empregada é a PLC (Power Line Communications), que também capta sinal de TV por assinatura.

Após aprovada, agora a comercialização da internet via rede elétrica depende de um entendimento entre as fornecedoras de energia elétrica e as empresas de telecomunicações. A previsão para início da oferta do serviço é de, no mínimo, daqui a cinco meses.

O lado positivo da internet via rede elétrica é que a infra-estrutura está disponível em quase todo o Brasil, possibilitando o acesso em regiões onde os serviços atuais não chegam. Mas, mesmo alcançando longas distâncias, o sinal pode se perder nos transformadores, diminuindo a velocidade da conexão.

O preço do novo tipo de acesso a internet deve ser mais barato do que os disponíveis no mercado atualmente e, teoricamente, a velocidade da conexão pode chegar a 21 Mbps.

Acompanhe nos links abaixo as matérias sobre o assunto postadas aqui, no Domínio TI:

Decisão da Aneel sobre banda larga via rede elétrica é adiada.

Uso da rede elétrica para tráfego de Internet poderá reduzir custos.

Veja também a reportagem em vídeo elaborada pela equipe do Olhar Digital:

Anúncios
  1. 14/07/2011 às 8:42 PM

    acho que a internet via rede eletrica deveria ser gratis,para todo brasil,pelo que li por ai usão nossos poste nossas linhas,vão cobrar de novo por um serviço implantado,e jogar outro em cima,tributando de novo, em fim seria uma das poucas coisas de dominio publico, internet gratis para o brasil,nada mais justo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: