Profissional de TI sob pressão

pressão profissional, stressNo setor de TI existe atualmente uma demanda muito forte para projetos de grande complexidade e que precisam ser entregues em prazos cada vez mais curtos. Neste cenário, o profissional de tecnologia precisa estar preparado para trabalhar sob forte pressão em determinados momentos.

Essa pressão tem seu aspecto positivo, caráter motivacional e até uma alternativa de desacomodar o profissional. Contudo, se há quem trabalhe melhor quando pressionado, há quem simplesmente trava frente a essas situações. Trabalhar continuamente sob pressão pode acabar desestimulando o profissional e, eventualmente, gerando problemas de ordem pessoal, familiar e até mesmo de saúde.

Muitos profissionais acabam acumulando diversas funções, a pressão em empresas do setor acaba sendo inevitável. Entretanto, o ato de pressionar deve ser exercido em situações extremas.

Se ficar pressionando todos os dias, o profissional ficará com uma carga de estresse maior e não permanecerá muito tempo na empresa, trazendo nesse caso até um prejuízo. Alguns profissionais carregam já uma bagagem de outras empresas que têm uma cultura de pressão, sendo assim, eles já estão mais “acostumados” à situação e conseguem responder à necessidade melhor quando estão sob pressão, porém nem todos têm isso no DNA.

Em alguns casos, pressionar pode ser um modo de fazer com que o profissional não se acomode. A pressão depende também da iniciativa e postura de cada profissional. Muitas vezes, a pressão é sim um fator que contribui para que o colaborador não se acomode, principalmente em períodos pontuais dos projetos.

Isso ocorre porque quando a equipe visualiza a entrega de um projeto num período muito longo ou quando não há uma cobrança mais efetiva, há uma acomodação natural e as pessoas tendem a achar que sempre vai dar tempo e podem cometer o erro de deixar para depois.

A área de tecnologia possui metas e objetivos muito claros. Portanto, ele pensa que se o cronograma for discutido entre as partes envolvidas (cliente, usuários e profissionais de TI) durante o desenvolvimento do projeto, a pressão será desnecessária.

Todo o dinamismo desta área de atuação elimina qualquer acomodação dos profissionais. Não se trata de pressão, mas sim da clareza das metas, objetivos, atividades, prazos que são amplamente discutidos em reuniões iniciais, de posicionamento e outras.

Transparência nos objetivos, nos critérios de avaliação e um acompanhamento efetivo podem trazer melhores resultados. Isoladas, ações motivacionais e de incentivo possuem efeito pontual. Elas devem ser combinadas com outras ferramentas de gestão.

Fonte: Revista TI

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