Desenvolva sua liderança

LiderançaCada vez mais as organizações valorizam os gerentes que possuem habilidades de liderança. Por isso é tão importante desenvolver esse perfil profissional em sua carreira. Veja abaixo alguns estilos de liderança e dicas de como ser um bom líder, e veja em qual delas seu perfil se encaixa melhor.

Estilos de liderança

Existe um número incalculável de perfis e estilos de liderança relatados por estudiosos que pesquisam o comportamento humano. No entanto, há três principais estilos de liderança mais conhecidos: autocrático, democrático e liberal.

*** Liderança autocrática: nela o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.

*** Liderança democrática: esse perfil é voltado para as pessoas e há participação dos lideres no processo decisório.

*** Liderança liberal ou laissez-faire: nesse tipo, o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema do líder; os liderados ficam livres para por seus projetos em prática, delegados pelo líder liberal.

Em meio a tudo isso fica a dúvida cruel: “Qual é meu estilo de liderança?”. Ou ainda: “Qual estilo de liderança devo utilizar?”. Avalie as circunstâncias, a equipe que você comanda, os projetos que tem a realizar e coloque em pratica aquele que não apenas combina com seu estilo mas também que trará maior eficácia para alcançar seus objetivos.

Cinco dicas para se tornar um bom líder

1º Defina as metas a ser atingidas e tome atitudes que demonstrem a todos que elas podem ser alcançadas. A partir disso, estabeleça de comum acordo com cada um de seus liderados o desempenho quanto a: prazo (data de inicio e conclusão do processo), quantidade a ser executada e qualidade (qual o padrão exigido).

2º Aprenda a respeitar as pessoas e tenha a sensibilidade de aceitar os outros como são. Tenha consideração, mesmo que discorde de seus pontos de vista.

3º Um bom líder deve ser comunicativo, saber dialogar, trocar idéias e pedir sugestões a seu pessoal sobre as tarefas que fazem parte de sua realidade. Saiba ouvir, pois muitas das soluções gerenciais podem ser encontradas dentro do próprio grupo.

4º Você só poderá saber da capacidade de sua equipe conhecendo as pessoas que a compõem, isto é, suas habilidades, talentos, aspirações profissionais, deficiências etc. Isso é básico para quem aspira ter uma equipe motivada e atuante.

5º Seja otimista e transmita confiança. Adote uma postura do tipo “tudo é possível”. Você vera como isso ira contagiar sua equipe fazendo-a chegar aonde precisa.

Siga essas dicas e nunca menospreze seus subordinados, pois não se sabe quem vai liderá-lo um dia. Sucesso.

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