Conhecimento técnico é fundamental ao CIO

CIO TecnologiaDesde que o líder da área de tecnologia passou a exercer uma função estratégica nas organizações, existe uma dúvida a respeito sobre até que ponto, o conhecimento técnico representa algo essencial para quem ocupa a posição de CIO (Chief Information Officer ou Chefe de Tecnologia). Para sanar essa indagação, a consultoria norte-americana Diamond Management & Technology Consultants – que atua área de TI, negócios e inovação – fez um levantamento sobre o papel de 456 executivos de todo o mundo.

O resultado da análise deixou claro que o domínio do conhecimento técnico é essencial para os CIOs. o levantamento ainda aponta que, sem um entendimento mais profundo das tecnologias, os executivos não conseguem agir para integrar o departamento de TI às demais áreas de negócio, nem são capazes de liderar equipes com profissionais altamente capacitados.

Assim como um CFO (Chefe do Setor Financeiro) deve ter formação voltada às finanças, um CIO precisa ter a bagagem de um profissional com profundo conhecimento de tecnologia. A capacitação como homem de negócios é importante, mas saber quais as ferramentas disponíveis e como configurar os sistemas da rede de forma harmoniosa, por exemplo, torna-se imprescindível. Para mandar, é preciso saber ‘colocar a mão na massa’ também.

Além do domínio técnico, entretanto, os gestores de TI devem ter experiência na liderança de equipes, na identificação dos impactos financeiros dos projetos de tecnologia e nas práticas de estímulo e desenvolvimento da inovação.

Fonte: CIO

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 03/01/2011 às 7:04 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: