Início > carreira, Desenvolvimento, Liderança, Mercado de Trabalho, Tecnologia da Informação, Telecom > Governança de TI está com os dias contados

Governança de TI está com os dias contados

Governança de TIA governança de TI, da maneira como conhecemos hoje, está com os dias contados.

Em corporações maduras existe a tendência de se incorporar todos os controles departamentais, inclusive a governança de TI, em um único modelo de governança corporativa global.

A expectativa é de que não haja governança de TI no futuro. Isso porque, com a evolução das normas regulatórias dos mais diversos setores, é esperado que todas as companhias precisem integrar as iniciativas em uma só política. O mesmo deve acontecer com o orçamento específico da TI.

Ao passo que o gestor de tecnologia passará a coordenar ações que tragam resultados práticos ao negócio, em vez de centralizar o budget da área, ele terá acesso a uma parcela dos recursos destinados aos projetos que envolvem a TI de cada departamento.

Na prática, a aposta em uma estrutura orçamentária segue da seguinte maneira: com base nas demandas das áreas de negócio e na condição financeira da companhia, os recursos estabelecidos para o segmento de tecnologia da informação serão divididos e repassados aos demais departamentos. Assim, quando planejar uma iniciativa voltada à área de finanças, por exemplo, o CIO utilizará os orçamentos específicos que o departamento financeiro possui para as iniciativas ligadas à TI.

Para alcançar tal patamar de integração entre as áreas, no entanto, as companhias terão de colocar ordem na casa, estabelecendo políticas efetivas e segmentadas de governança. Não é possível integrar tudo sem que cada departamento tenha cumprido seu dever e organizado projetos individualmente.

Fonte: IDGNow!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: