Início > Infraestrutura e Redes, Internet, Telecom > Operadoras podem ser obrigadas a garantir velocidade mínima de conexão

Operadoras podem ser obrigadas a garantir velocidade mínima de conexão

TelecomAs operadoras de telecom serão obrigadas a garantir velocidade mínima na banda larga a partir de 2010.

Um novo regulamento deve obrigar que seja estabelecido em contrato as velocidades máxima e mínima da conexão com a internet, a qual só poderá oscilar dentro dessa margem. A Anatel estaria inspirada no Chile, onde um programa gratuito mede a velocidade dos assinantes.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo conselho da agência e colocada em consulta pública. A previsão é que entre em vigor no primeiro semestre de 2010.

O novo regulamento também vai implementar novas regras para atendimento ao cliente e medidas de estímulo à competição, com menos exigências para pequenas empresas que atuem em regiões remotas.

Nota: eu particularmente acreditava que essa taxa de velocidade mínima já existia, e que as empresas prestadoras do serviço de banda larga tentavam cumprir essa faixa. Mas que isso não é lei, infelizmente é novidade pra mim. Venho tendo problemas com a rede 3G da VIVO há uma semana e meia. Problemas de instabilidade, indisponibilidade e mesmo abrindo 4 chamados, o problema continua sendo em uma antena que cobre a minha área, que já está sendo verificado e retornará até o próximo dia às 17:30… é sempre essa a desculpa. Mesmo os erros serem típicos de problemas com o DNS, e não com indisponiblidade de sinal. Ou esse técnico que vai resolver o problema da antena está dormindo no “Uninho” (já que todo técnico anda de Fiat Uno – eu também andava :D) ou os atendentes estão de sacanagem com a minha cara. Pois estão lendo o histórico, estão com todos os protocolos na tela e mesmo assim sequer tem a vontade de formular uma desculpa esfarrapada “diferente” da que me foi dado pelos outros. Como diria big Bóris: isso é uma vergonha.

Próximo passo: brigar por desconto na fatura pelos transtornos e os dias de indisponibilidade. Contarei pra vocês o andamento da briga e, tomara, que dê para contar o desfecho. Isso, se for resolvido!

Anúncios
  1. WagnerC
    15/10/2009 às 10:14 AM

    Sinceramente, ainda não acredito que isto se torne realidade num país como o nosso, onde as concessionárias do setor de telecomunicações patrocinam ops parlamentares para que desta forma tenham autonomia e liberdade de fazerem o que bem entendem nesta república de bananas.

  2. Fernando Henrique
    13/10/2009 às 7:52 PM

    Sábia observação, amigo Ronaldo. Ano eleitoral se aproximando, todo mundo alvoraçado em mostrar serviço, criar medidas para melhorar a vida do povo. Uma vergonha, um país entre os quatro emergentes mais importantes do planeta ser o 45º no ranking de qualidade em internet banda larga. Mas isso, infelizmente não é culpa do governo. É sim da falta de cultura do povo, que não busca saber onde defender seus direitos, e vendem seus votos (e vidas) por cestas básicas e vagas em creche. Assim como você Ronaldo, espero de coração que essa medida venha agregar algo na qualidade da prestação dos serviços que consumimos e tanto nescessitamos. Muito obrigado pelo comment e pelo excelente levantamento.

  3. 13/10/2009 às 7:02 PM

    Infelizmente no Brasil esse tipo de medida só aparece para inglês ver. Eu sinceramente não acredito que isso vá adiante. E mesmo que for, dificilmente vai mudar o cenário atual. O fato é que deveriam começar a sub-dividir as áreas de atuação para operadoras menores, a fim de criar-se concorrência. Isso sim traria mais qualidade às telecomunicações. Esse tipo de regulamentação no cenário atual é apenas para aparecer em ano eleitoral.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: