O líder de TI precisa absorver funções de RH

LiderançaO bom líder terá o desafio de, cada vez mais, assumir competências que, tradicionalmente, eram exclusivas dos profissionais da área de recursos humanos.

Além de conhecer profundamente as particularidades técnicas do departamento no qual atua, o gestor que é realmente um líder precisa saber como recrutar, contratar, reter e demitir seus colaboradores. Principalmente na área de TI essas habilidades são importantes. Em tecnologia as pessoas ficam muito envolvidas em metas imediatas e deixam de lado as questões que farão a diferença no longo prazo.

Antes mesmo de iniciar o processo seletivo, os CIOs a avaliarem sua atual equipe, com o intuito de identificar se algum dos profissionais preenche os requisitos necessários. Na maior parte das vezes, as vagas disponívelis podem ser preenchidas por um colaborador interno, o qual tende a ficar muito mais motivado com tal desafio.

Depois de avaliar a composição pessoal do departamento, o gestor de TI deve avaliar as lacunas da área para enxergar qual perfil profissional é necessário para preenchê-las. A partir daí é que ele deve iniciar o processo seletivo. Logo após a contratação do candidato que mais se enquadra ao perfil da vaga, o CIO já deve planejar os processos de desenvolvimento do recém-contratado.

Desenvolver um profissional envolve não só desafiá-lo constantemente no trabalho, como também ajudá-lo a planejar sua própria vida por meio da carreira. Qualquer um que esteja no mercado precisa ter expectativas quanto ao posto que ocupa e metas de evolução (tanto na remuneração como nas responsabilidades) estipuladas pela organização.

Ademais, mesmo quando o colaborador não se adapta à cultura da companhia e é demitido, o líder deve ajudá-lo a recolocar-se profissionalmente. Se a empresa não conta com um programa de recolocação, o gestor deve mostrar ao ex-funcionário quais foram suas falhas, quais são suas qualidades e como estas devem ser mais bem exploradas.

Fonte: CIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: