Ouça, agrupe e seja um líder criativo

Liderança CriativaCriatividade é um estado natural do ser humano para dar solução prática a um problema; é fazer algo novo, diferente e melhor. Todos temos essa capacidade e podemos ser criativos e atualmente esta é uma característica muito requisitada pelas empresas.

Ser criativo é inovar, ter uma forma diferente de solucionar uma quetão ou situação complicada, com um novo rumo. As grandes idéias surgem em situações inesperadas que acabamos nem percebendo. Criatividade é dar uma resposta simples para uma situação complexa.

“Criatividade não consiste só de idéias, é unir fantasias com concretização”.

Por que não somos tão criativos? A criatividade depende de vários fatores. Um dos grandes problemas é a cultura escolar e de criação, principalmente na forma que trabalhamos. A vida escolar não nos prepara para sermos criativos, não somos estimulados a adquirir esta capacidade.

Outro obstáculo encontra-se nas empresas, que em sua maioria são autoritárias, e quando uma opinião é emitida pelo funcionário, esta geralmente é ignorada ou mesmo repreendida.

Atualmente, além de sermos pró-ativos e criativos, devemos ser líderes. Entretanto, existem alguns requisitos básicos que devem ser observados:

  • Não critique, não condene, não se queixe.
  • Aprecie com honestidade e sinceridade.
  • Desperte veemente desejo na outra pessoa.
  • Conquiste as pessoas a pensarem do seu modo.

Desconfie da sua primeira impressão instintiva: nossa primeira reação espontânea numa situação desagradável é de nos colocarmos na defensiva. Seja cuidadoso, mantenha calma e preste atenção na sua primeira reação, talvez ela não seja a melhor.

Controle seus impulsos: lembre-se que você pode medir a grandeza de uma pessoa por aquilo que a deixa irritada.

Ouça em primeiro lugar: quando seu adversário estiver falando, não resista, não se defenda e nem debata. Essas atitudes apenas levantam barreiras, procure construir pontes que conduzam à compreensão.

Procure áreas de concordância: depois de ter ouvido o que seus adversários têm a dizer, reflita sobre os pontos e as áreas com as quais você concorda.

Seja honesto: procure pontos nos quais terá que admitir que errou e confesse. Reconheça seus erros. Essa atitude ajudará a desarmar seu adversário e reduzir a sua defesa.

Esses são os princípios relevantes para se obter sucesso. Atualmente, possuir essas características é um desafio a ser vencido.

Nas empresas temos que ser criativos e flexíveis para lidar com situações adversas. Com esses princípios passamos a ter condições de nos tornarmos bons líderes e, principalmente, de enfrentar as mudanças contínuas das instituições, pois a complexidade de hoje, com certeza não será a mesma de amanhã.

Fonte: Webinsider

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: