Início > Sistemas Operacionais, Tecnologia da Informação, Windows XP > 5 razões para que o Windows XP dure mais um ano nas empresas

5 razões para que o Windows XP dure mais um ano nas empresas

Windows XPDiante da chegada do Windows 7, o domínio do XP, que já completa oito anos de existência, está próximo do fim, especialmente em ambientes corporativos.

Este não é um processo instantaneo, mas há razões suficientes para gerentes de TI se mexerem e acabarem com o reinado do Windows XP.

O XP, que foi lançado em 2001, tem a segurança e a compatibilidade que empresas esperam e continua sendo o padrão para a maioria das companhias e agências dos governos.

De fato, o Windows XP ainda está instalado em cerca de 80% dos computadores comerciais, de acordo com uma pesquisa realizada com 665 gerentes de TI, que foi parte de um estudo da Forrester chamado “Perspectivas de adoção comercial do Windows 7.”

Muitos fatores apontam para o abandono do XP. O levantamento indica que dois terços dos entrevistados planejam migrar para o Windows 7. Além disso, 51% pretendem ter o Windows 7 como o principal sistema operacional nos PCs em até 12 meses.

Aqui estão cinco outros motivos que, segundo a consultoria, acabarão com o domínio do XP nas empresas, abrindo caminho para o Windows 7:

1. Empresas estão com infraestrutura antiga
Por conta da recessão econômica, gerentes de TI precisaram diminuir custos estendendo a vida de desktops e laptops. Muitos também deixaram de fazer atualizações de hardware porque decidiram esperar pelo lançamento do Windows 7.

Para companhias globais que usam diversos aplicativos, testes de compatibilidade com o novo sistema podem demorar até 18 meses. Sendo assim, mesmo para empresas que estão testando o Windows 7 enquanto aguardam o lançamento do produto, a implantação será concluída apenas no fim de 2010.

2. Suporte ao Windows XP está diminuindo
Desde abril deste ano, o suporte ao Service Pack 2 do Windows XP não é mais gratuito e inclui apenas atualizações de segurança. A partir de julho de 2010, o suporte ao pacote de atualizações SP3 também será assim. Todo o suporte ao Windows XP será encerrado em abril de 2014.

3. Oferta do XP diminuirá
Máquinas com o Windows XP serão mais difíceis de encontrar depois que o Windows 7 estiver disponível, lembra o analista da Forrester.

Com o lançamento do primeiro pacote de atualizações (Service Pack) do Windows 7, agendado para o aniversário de um ano do sistema operacional – outubro de 2010 – as licenças distribuídas com todos os computadores não serão mais compatíveis com o XP. Isso significa que, para instalar o XP em um computador novo, as companhias terão de comprar licenças novas, ou resgatar as antigas.

4. Negócios incentivam a atualização para o Windows 7
A consultoria descobriu que recursos corporativos do Windows 7 ajudarão companhias a melhorar a administração de redes e de segurança, além de cortar custos.

Alguns recursos do Windows 7 que a Forrester recomenda a departamentos de TI são: DirectAcess (permite que trabalhadores remotos se conectem a redes corporativas sem o uso de uma rede privada virtual), BrandCache (aumenta a velocidade de acesso a redes em escritórios remotos que estão distantes da sede da empresa), BitLocker To Go (extensão da função de criptografia de disco rígido BitLocker introduzido no Vista, que agora protege dispositivos removíveis como pen drives), AppLocker (evita uso de softwares não-autorizados) e um sistema de busca que deve simplificar o acesso a dados entre redes locais e remotas.

5. Virtualização melhorada pode acelerar planos de implantação
O Windows 7 inclui o Windows Virtual PC e o Windows XP Mode para rodar aplicativos que não são compatíveis com o Windows 7 em uma máquina virtual.

Além disso, alguns softwares poderão usar o Pacote de Otimização de Desktop da Microsoft (MDOP, do inglês Microsoft Desktop Optimization Pack), uma suíte de aplicativos que inclui uma tecnologia para profissionais de TI implantarem e gerenciarem imagens virtuais, afastando os últimos obstáculos para a implementação do Windows 7.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: