Como conduzir mudanças na carreira

Mudanças na CarreiraExiste algum ponto positivo na crise? Sim, se levarmos em consideração que toda interrupção de uma ordem que já vinha sendo seguida exige que as pessoas reflitam sobre suas vidas e avaliem quais são, realmente, os aspectos mais importante delas. Na esfera profissional, a recessão faz com que cada executivo comece a pensar em uma mudança de carreira.

Nesses momentos, o medo da demissão pode ser, ao mesmo tempo, paralisante e encorajador. E a chave para a superação das instabilidades é utilizá-las como catalisadores da busca pelo sonho profissional.

Na prática, isso significa que a saída de uma posição antes considerada estável pode ser o primeiro passo para que um gestor de TI, por exemplo, vá em busca de seu sonho profissional, seja ele ser dono se sua própria empresa de software ou de abrir um restaurante mexicano.

Indicar que o momento é favorável às mudanças pode ser fácil, mas, para realizá-las, os profissionais devem ter cautela. Seguem algumas dicas àqueles que consideram a possibilidade de esquecer as convenções e ir atrás dos próprios sonhos:

1. Não se matricule em nenhum curso sem avaliá-lo previamente: a primeira coisa que a maioria das pessoas faz após deixar o emprego é voltar a estudar. Primeiro porque sentem que precisam reciclar os conhecimentos e, depois, porque é socialmente aceitável dizer aos outros que não está trabalhando para dedicar-se integralmente a uma pós-graduação.

O caminho certo a tomar, na verdade, é pesquisar os cursos disponíveis, conversar com pessoas que o frequentaram e entender quais são as opções adequadas à expectativa profissional. É valido lembrar também que em uma situação de desemprego não é aconselhável investir em algo que não terá serventia alguma.

2. Descubra o que quer fazer: identifique seus desejos profissionais por meio das seguintes questões: O que você realmente gostaria de fazer? O que o motiva a considerar uma mudança de carreira? Qual é o trabalho que você sempre sonhou em desempenhar? Quais são suas principais habilidades e defeitos?

3. Não pense que o trabalho dos seus sonhos o deixará rico: muitas pessoas acham que, quando fazem o que gostam, trabalham melhor e, por isso, têm resultados financeiros impressionantes. Na teoria, de fato, isso é muito envolvente, mas na prática é preciso pensar na viabilidade econômica dos projetos. Antes de aventurar-se em uma nova iniciativa, o executivo deve analisar se continuaria feliz desempenhando o papel que sempre sonhara se isso não o rendesse o retorno esperado.

Fonte: CIO

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 03/05/2011 às 9:02 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: