O mercado de trabalho de TI em 2010

Sucesso profissionalEstima-se que os profissionais versáteis estarão definitivamente no mercado em 2010. São profissionais que além de ter muito conhecimento em tecnologia, entendam de business, elaboram e executam planos de tecnologia alinhados estrategicamente com os negócios, e cultivam relações dentro e fora das empresas. Essa alteração no perfil é causada por mudanças no mundo dos negócios: comportamento do consumidor, aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados.

Áreas como engenharia financeira, matemática, engenharia, tecnologia e interfaceamento com o usuário vão passar a fazer parte das habilidades normais dos profissionais de TI.

Cada vez mais, será necessário que o profissional entenda o mercado de trabalho e sua evolução, e busque a complementação de conhecimento e habilidades por conta própria, fora da área de TI e em outros cursos. Habilidades artísticas, criatividade e capacidade de inovação estão entre elas. As dicas de áreas com potencial de sucesso são: liderança e gerência de projetos, reengenharia de processos de negócio, gerência de outsourcing, planejamento e gerenciamento de segurança de TI, garantia de qualidade e continuidade do serviço, business intelligence (BI) incluindo datawarehousing e datamining associadas com técnicas de Inteligência Artificial (IA).

As atividades relacionadas com programação rotineira, testes, manutenção de aplicações e suporte técnico estarão em baixa, pois estão sendo terceirizadas ou automatizadas.

Fonte: InformationWeek

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: