Início > carreira, Corporativo, Liderança, Mercado de Trabalho, Profissional, Redes Sociais, Tecnologia da Informação > Recolocação profissional: diversifique as fontes de busca por oportunidades

Recolocação profissional: diversifique as fontes de busca por oportunidades

Recolocação ProfissionalOs profissionais que buscam a recolocação no mercado de TI hoje, provavelmente receberam alguns conselhos conflitantes sobre o melhor caminho para seguir. Alguns colegas e amigos podem ter falado sobre redes online como o microblog Twitter. Outros podem insistir que eles não conseguirão sem indicação de alguém.

A realidade, no entanto, mostra que é difícil prever exatamente de onde o próximo emprego de  profissionais experientes virá. Eles podem passar horas mexendo no currículo para atingir diversos tipos de empresas, e acabar encontrando vagas em uma eventual conversa com o amigo do primo do vizinho. Por isso, ao explorar uma grande gama de caminhos, esses candidatos ganham uma vantagem sobre os concorrentes que apostam todas as fichas em apenas um rumo.

Escolha suas táticas
Tomar uma abordagem múltipla não significa seguir qualquer possibilidade de emprego. Pelo contrário: o grande número de formas de encontrar trabalho na área de tecnologia é essencial para selecionar cuidadosamente os métodos válidos para investir o tempo.

Toda fonte de emprego tem suas vantagens e desvantagens. É importante que o candidato tente estabelecer uma mistura de ferramentas – especializadas e gerais, grandes e pequenas, locais e nacionais, online e offline – e tenham em mente que, nas gerais, quanto menor e mais especializada a fonte, menos tempo deve-se passar peneirando caminhos irrelevantes.

O mesmo se aplica para o foco geográfico: o anuncio de “precisa-se” em uma publicação local de negócios pode parecer fora de moda, mas o foco local do negócio pode fazer com que valha a pena dar uma olhada.

Outro caminho para aumentar o alcance das oportunidades disponível é registrar-se em uma empresa especializada em recolocação executiva de TI. Essas companhias potencializam a busca por empregos. As relações com empregadores permite que elas se conectem a oportunidades de que muitas vezes não chegam a ser divulgadas.

Nunca pare com o “networking”
Se não tem um “melhor” caminho para arrumar um emprego, tem um conceito que ajuda em muitas buscas por trabalho: mantendo uma forte e ativa rede de contatos. Melhor do que procurar oportunidades, o profissional deve trabalhar para que as oportunidades o encontrem, estabelecendo uma gama de relacionamentos interpessoais diversificada – tanto online quanto offline, social ou acadêmica.

O networking também é a forma mais confiável de manter o pessimismo longe. Ouvir sobre o sucesso e fracasso dos outros pode ajudar a perceber se o candidato está procurando um emprego no contexto correto, em vez de uma reflexão sobre suas capacidades pessoais ou profissionais.

Veja também: Cinco redes sociais para arranjar emprego

Fonte: CIO

Anúncios
  1. 30/08/2010 às 2:03 PM

    Minha carreira está em desenvolvimento na área Comercial, tendo atuado como Gerente de Relacionamento em empresa como Natura Cosméticos S/A.

    Estou pós graduando em Gestão Empresarial, bem como sou graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Amazonas. Participei de cursos voltados à área comercial como Imersão Empresarial – Liderança, Motivação de Equipes e Inovação, Motivação, Vendas e Atendimento, entre outros.

    Atualmente estou em busca de novas oportunidades e desafios em cargo de Gestão na área Comercial, e com este objetivo relato a seguir algumas de minhas realizações.

    Possuo vivência em coordenação de equipes, já que gerenciei equipe de aproximadamente 900 consultores de vendas.

    Tenho experiência em treinamentos e palestras motivacionais, a fim de proporcionar capacitação, visando retenção da equipe e aumento do número de vendas.

    Possuo experiência, bem como sou responsável pela captação de consultoras de vendas.

    Participei de convenção, na qual se reúnem somente as melhores Gerentes da empresa no Brasil, bem como recebi prêmios e reconhecimento por desempenho em vendas no ano.

    Poderei fornecer mais detalhes de minhas realizações e resultados na ocasião de uma entrevista pessoal.

    Aguardo a oportunidade e vosso retorno para que possamos agendá-la.

    Cordialmente,

    Kira Hanna Rodrigues Leão

  1. 24/02/2010 às 10:00 AM
  2. 03/02/2010 às 8:35 AM
  3. 16/01/2010 às 9:48 AM
  4. 30/12/2009 às 12:52 PM
  5. 28/10/2009 às 10:27 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: