Dicas para conseguir emprego na área de TI pela web

Emprego na Web

Excelente terça-feira honrosos leitores! Como é de costume, o Domínio TI fornece a vocês diariamente, dicas de empresas com vagas em aberto na área de TI e Telecom. A dica de hoje é para você que procura o primeiro emprego ou a recolocação profissional, e quer atingir o máximo de empresas possiveis, para ampliar o leque de vagas disponíveis. Porém, entregando folhas de curriculos de empresa em empresa está ficando defasado, principalmente pelo tempo gasto indo pessoalmente ao local. Isso gera um transtorno muito grande para quem está desempregado, pois precisa despender de seus valiosos recursos de locomoção, sendo de carro, moto ou ônibus, sem citar que é extremamente estressante e cansativo. Ainda há a incerteza de que o currículo irá chegar ao destino correto e o nervosismo na entrega do documento, o que pode gerar uma primeira má impressão à quem você entrega.

As próprias empresas, atualmente, estão atentas a este fator, e dão preferência por curriculos enviados por e-mail ou cadastrados em seu site. Facilita o trabalho do recrutador, que não precisa cadastrar em seu sistema os dados da folha entregue, e do próprio interessado na vaga, pois economiza verbas com impressão e cópias.

Existem diversos sites que divulgam vagas em determinadas áreas gratuitamente, como é o caso do Emprego na Web.com. Este site fornece vagas específicas para a área de TI. Além de permitir que empresas e profissionais cadastrem vagas e currículos totalmente gratuito. Você não precisa sequer fazer cadastro para visualizar as vagas disponíveis. Porém, a desvantagem do não cadastramento é que você não pode contactar a empresa diretamente do site, tendo que possuir o e-mail de contato do responsável pela vaga. O site também permite que você assine seu Feed RSS, e tenha as vagas atualizadas em seu e-mail. Está aí uma ótima dica para quem procura o tão sonhado cargo em tecnologia da informação.

Outra dica, porém essa mais regional, valendo para a região de Ribeirão Preto, é o site do Pólo Industrial de Software (PISO). Esta instituição visa regulamentar e certificar a indústria de software e tecnologia da informação dessa região. Através deste portal, você pode realizar seu cadastro no Banco de Talentos, que servirá de base para a própria instituição, assim como para seus parceiros. Além disso, você terá acesso às principais empresas de tecnologia de Ribeirão Preto, podendo objetivar o perfil de companhia que mais lhe interessa e cadastrar seus dados em seus sites. Eu particularmente, consegui diversas entrevistas e até um emprego, somente enviando e-mails para as empresas cadastradas no PISO. O fator positivo, é que o fato de a empresa ser parceira de tal órgão, torna sua credibilidade ainda maior, sendo mais valorizada e caso você consiga uma vaga de emprego em uma destas empresas, o status do seu curriculo aumenta considerávelmente. São exemplos de empresas associadas:

Citel;
Coderp;
Consinco;
Datasul;
DiaSystem;
Heurys;
Silt (deviam contratar um webdesigner logo, pois o site é horrível);
S2IT;
SmarAPD;
Vortice;
Utilsoft.

Acesse os sites das empresas listadas e associadas ao PISO, cadastre seu currículo em suas bases de dados, conheça o trabalho e a história da empresa, informe-se, obtenha os contatos diretos com quem você possa obter informações sobre vagas, faça a sua networking. Sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: