Início > carreira, Certificações, Infraestrutura e Redes, Mercado de Trabalho, Profissional, Tecnologia da Informação > Certificação CISCO – Qual carreira seguir? E conheça ainda a certificação mais difícil do mundo

Certificação CISCO – Qual carreira seguir? E conheça ainda a certificação mais difícil do mundo

Cisco LogoA primeira coisa que você precisa saber antes de decidir sobre qual certificação escolher dentro dos produtos da CISCO, é necessário primeiramente que você tenha uma visão geral das certificações e opções de carreira que a CISCO disponibiliza.

A CiSCO oferece 3 níveis genéricos de certificação, que representa em cada um, níveis diferentes de habilidade e experiência. O primeiro passo será alcançar o nível Associate CCNA (Cisco Certified Networking Associate), que é o fundamento, a base para as demais certificações. Depois desse nível vem em seguida a certificação profissional CCNE (Cisco Certified Network Engineer), que é o nível avançado de certificação da CISCO, e finalmente vem o nível Expert (CCIE), o nível mais alto das certifcações, reconhecendo o profissional como um especialista, “o expert “em CISCO, muito reconhecido na meio de TI.

As certificações Associate (CCNA), Professional (CCNE) e Expert (CCIE) são as ferramentas que qualquer profissional que quer ser realmente reconhecido no mercado de TI, desenvolver uma carreira de destaque no mercado, deve considerar. Cada uma dessas certificações tem características peculiares, apesar de serem complementares, e permitem um direcionamento conforme necessidades específicas de sua carreira.

Os treinamentos e as certificações genéricas são divididas em 6 opções de carreira:

  • Router e Switching – Certificação voltada para profissionais que instalam, suportam qualquer rede baseada em tecnologia CISCO, onde existam roteadores LAN, WAN e switches;
  • Certificação de Design – é o caminho para aqueles profissionais que desenham redes baseadas na tecnologia CISCO, onde existam roteadores LAN, WAN e switches;
  • Network Security – Certificação direcionada para profissionais que gerenciam ou implementam redes seguras com tecnologia CISCO;
  • Service Provider – Certificação direcionada para profissionais que trabalham com infraestrutura e soluções de acesso focadas em telecomunicações;
  • Storage Networking – Certificação voltada para profissionais que trabalham com soluções de storage, com múltiplas opções de transporte;
  • Voice – Para aqueles profissionais que implementam e mantém soluções de voz sobre IP.

Além disso há também as certificações mais específicas onde em cada uma delas você pode atingir os níveis CCNA, CCNP e finalmente o CCIE, como você pode ver no site oficial da CISCO.

Os treinamentos de certificação da CISCO mais populares são:

CCNP (Cisco Certified Network Professional) – indica um profissional que instala, configura e suporta redes Wan em organizações corporativas, com redes de 100 a 500 nós.

As certificações CCNE (Cisco Certified Network Engineer) e CCNA (Cisco Certified Networking Associate) desenvolve respectivamente as habilidades requeridas para conquistar a certificação CCNP, referenciada anteriormente como um dos 2 níveis básicos de certificação da CISCO .

Os treinamentos para essas certificações fornecem o conhecimento para desenhar, configurar, manter e suportar redes, garantindo assim um nível necessário de habilidades para suprir a demanda no mercado de trabalho de TI.

A certificação mais difícil do mundo

Como você pode ver, há vários caminhos a seguir, com a redefinição das carreiras feita pela CISCO, passam a ser muito mais condizentes com a necessidade do mercado. Porém uma curiosidade chama a atenção em meio às certificações Cisco: a certificação CCIE (Cisco Certified Internetworking Expert) é a certificação mais difícil do mundo.

Sim, há muitas certificações difíceis de serem conquistadas, mas a certificação CCIE realmente estrapola esse grau de dificuldade comum na maioria das certificações em TI. Essa é a certificação máxima de especialista em interconexões de redes CISCO.

Uma certificação para poucos, bem poucos…

Muitos conhecedores da área colocam um índice de aprovação no mínimo pouco animador: 25% dos candidatos passam nos testes e obtém o tão desejado canudo. Ainda, segundo a CISCO, menos de 3% de TODOS os profissionais certificados em seus produtos detém essa certificação.

O exame escrito é só o começo.  Segundo o site About.com, o teste em laboratório , de 8 horas a fio configurando e diagnosticando redes complexas é o verdadeiro terror dos candidatos.

Se o candidato passar na primeira tentativa, terá gasto (investido) U$1.750,00, algo em torno de  R$3.850,00, sem mencionar o custo da viagem para o local do laboratório fixo no Canadá e EUA ou itinerante (Mobile CCIE Labs) em alguns países conforme agendamento no site da CISCO.

…mas o salário parece bem compensador!

Por outro lado, a recompensa pode ser muito boa:  a última pesquisa da Certification Magazine 2008, os CCIE’s recebiam em média U$120.000,00 anuais.

Fonte: Carreira de TI

  1. 29/08/2013 às 11:57 PM

    Não sei se vcs já conhecem ,mas há ótimos simulados pra que, está estudando para certificação. Tudo em português com mais de 2000 questões para PMI, SQLSERVER, ITIL, WINDOWS SERVER, CCNA, .Net….
    Todas questões com respostas online e que gravam a evolução da prova.
    Achei beeeemmmm interessante.

    Vcs já viram? O Site está no link abaixo:

    http://www.iheadgo.com/

    Vale a pena dar uma boa olhada!

  2. marcelo Custódio Marchioro
    09/12/2012 às 8:08 AM

    casseta!!!!!!!!!!!
    fis hoje minha inscrição para o exploration , animador mesmo!!!!!

  3. Giovanni S
    21/07/2011 às 12:47 PM

    Gasta muito para tirar um CCIE. Mais depois se ganha muito tambem.

    Acho que na minha opinião não compenssa entrar no mercado de redes, seguir uma carreira da CISCO, e não tirar o CCIE, ou pior ainda, párar no CCNA. Para min isto é burrice, já que começou va até o fim

    abraços

  1. 27/12/2009 às 3:03 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: