Como construir sua imagem na empresa

Para iniciar nosso post, vale citar uma frase bem bacana, publicada na matéria original do potal CIO, que diz o seguinte: “O maior presente é o de poder enxergamo-nos como os outros nos vêem”.

A combinação entre o conhecimento de si mesmo e o entendimento de como essa imagem chega aos outros é uma poderosa ferramenta de  comunicação. Desenvolver essa habilidade pode também dar aos gestores e líderes, a postura executiva, que é essencial durante apresentações, encontros de negócios ou até conversas e confraternizações com colegas.

A postura executiva é algo que as pessoas buscam, mas raramente sabem como encontrar. Enquanto muitos enxergam a tal postura corporativa como uma mística combinação de personalidade forte, aparência e comportamento confiantes, a característica básica de alguém que sabe comunicar-se com os mais diversos públicos é a autenticidade. E ser autêntico, nesses casos, significa expressar de verdade o que se está dizendo.

No que diz respeito aos CIOs, grande parte deles parece não conseguir atingir o equilíbrio entre os fatos que devem ser comunicados e a maneira de se fazê-lo. Em seus discursos, percebe-se que há muitos fatos interessantes e informações estratégicas. Porém, ao ouvir o que dizem, o público tem a impressão de que, no palco, há alguém sem brilho, desestimulado e despreparado.

Esse ar sombrio e desanimado, tom de voz muito estável durante as apresentações, caracteristicas que muitas vezes acompanham os líderes que precisam falar ao público, provocam nada mais do que sono em seus interlocutores.

Quando a pessoa não consegue mudar essa postura, por mais expert e apaixonado pelo asssunto ou área em questão, para os outros que observam passa-se um perfil desinteressado.

Muitas vezes, é preciso sair da zona de conforto para conseguir se comunicar melhor e, por mais que pequenas mudanças de comportamento possam não ser percebidas instantâneamente pelos outros, é extremamente gratificante sentir-se evoluindo em algo.

Por esses motivos, é que antes de iniciar um discurso, seminário, palestra ou apresentação corporativa, os líderes de TI possuem cinco perguntas que podem fazer para melhorar o seu preparo. Por meio dessas questões, poderão entender melhor a audiência e comunicar-se de forma mais efetiva com o público. São elas:

1. Como o público é recompensado? São ouvintes pagos para gerar receita na companhia, manter as operações funcionando ou melhorar a participação da empresa no mercado?

2. Qual é a motivação dessas pessoas? Quais são suas preferências e desgostos profissionais?

3. Do que o público mais tem medo: de parecer tolo, ser demitido ou ser ignorado pelo board da empresa?

4. O que eu estou fazendo para piorar as coisas? Como a TI está causando impacto negativo nesses profissionais? Será que estou usando o orçamento da área em objetivos que eles não entendem?

5. O que eu poderia fazer para melhorar o trabalho do público?

Faça a mentalização dessas perguntas, questione colegas para saber a opinião alheia à sua, treine no espelho se você for muito tímido, recatado ou seco demais. Tente enxergar o seu exterior e entender o interior. Pontue o seu desempenho e comemore os avanços. Melhore a sua imagem na corporação e seja recompensado pelo esforço. Forte abraço e obrigado pela leitura!😀

  1. 19/11/2009 às 6:31 AM

    Uma apresentação precisa, antes de mais nada, ser interessante. Excesso de recursos áudio-visuais podem colocar em xeque uma boa apresentação. Para grandes públicos basta ter em mãos um microfone e na mente a seguinte pergunta: como abordar o assunto da apresentação de maneira interessante?

    É preciso prender a atenção do público em si. Deve-se demonstrar entusiasmo pelo assunto e, principalmente, autenticidade, como dito no texto. Um bom apresentador cativa seu público, fazendo-o participar da apresentação como quem participa de uma conversa. Os bons apresentadores trocam energia com o público.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: