Início > Telecom > Todas as operadoras descumpriram lei do call center, aponta Anatel

Todas as operadoras descumpriram lei do call center, aponta Anatel

Às vesperas de completar um ano de sua entrada em vigor, a lei do call center – que impõe diversas regras para o atendimento a clientes e usuários  – ainda espera seu cumprimento pelas empresas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou esta segunda-feira (30/11) um resumo da fiscalização efetuada entre o dia em que o decreto passou a valer, em 1.º de dezembro de 2008, e o início de maio de 2009.

Foram fiscalizadas 6 empresas de telefonia fixa, 9 operadoras móveis, 2 prestadoras de serviços de TV por assinatura e 6 companhias de comunicação multimídia. Todas as prestadoras de serviços fiscalizadas apresentaram alguma irregularidade, afirmou a agência.

As ações resultaram na abertura de 23 procedimentos administrativos.

Infrações

As principais irregularidades encontradas pela Anatel foram a falta, no primeiro menu eletrônico, de opção de contato direto com o atendente, de reclamação e de cancelamento; a exigência de fornecimento do número de telefone no acesso ao atendente; e o tempo para contato direto com o atendente, que superou os 60 segundos previstos em lei.

Outros motivos de autuação foram a não prestação de atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou de fala; a falta de canal único de acesso para serviços ofertados em conjunto; a não transferência imediata da ligação para o setor competente, caso o primeiro atendente não possa resolver o problema; a repetição da demanda pelo usuário, depois que ele já disse o que queria ao primeiro atendente; e a não informação, no início do atendimento, do registro numérico do contato.

Mais empregos

O brincalhão presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Jarbas Nogueira, afirmou, em comunicado, que “é testemunha do esforço que a grande maioria das empresas fez e está fazendo” (hein???).

Como ponto positivo, Nogueira ressaltou que as novas exigências levaram a um aumento de até 6% no número de empregos no setor.

Nota: sejam sinceros comigo, queridos leitores que acompanham o Domínio TI; Qual melhoria no atendimento dessas empresas pilantras e sugadoras do nosso dinheiro vocês perceberam até agora?! É um absurdo, ainda mais ver que órgãos que deveriam controlar, auditar e estar ao lado do povo, como a ABT e a Anatel estão à favor desses vagabundos. Toda vez que preciso ligar no suporte ou ouvidoria da VIVO para reclamar que meu 3G é um lixo, que estou pagando caro de um serviço palmeirense porco e não estou tendo nenhum retorno sou maltratado e subjugado à aceitar as desculpinhas esfarradas que cada atendente filho da p… presta sem o mínimo pudor. O mais decepcionante é saber que essa lei não irá vingar, que os responsáveis pelos órgãos controladores vão limpar vossos traseiros com as páginas das pesquisas e nós, os principais afetados vamos sentar e assistir chorando esse descaso que sofremos numa terra de ninguém. Depois que o mundo lá fora debocha de nós, por sermos um país “primata”, ficamos todos ouriçados. Que país é este?… respondam-me.

  1. 02/12/2009 às 6:15 AM

    Eu lhe respondo: este é o país do monopólio. A privatização do setor de telefonia fez o controle sair de uma empresa estatal, a Telebrás, para cair nas mãos de empresas privadas que, diga-se de passagem, tem vínculos profundos com o governo. A falta de concorrência, os preços e promoções combinados e a segmentação de clientes faz com que tenhamos o pior e mais caro serviço de telefonia no planeta.

    Infelizmente, isso é efeito da corrupção que afunda nosso país na lama. Eu tenho fé de que isso é passageiro, pois chegará um momento em que deverão escolher se continuam com a corrupção ou se fazem o país crescer.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: