Início > carreira, Corporativo, Liderança, Mercado de Trabalho, Profissional > 5 dicas para as empresas manterem os bons profissionais

5 dicas para as empresas manterem os bons profissionais

O “apagão de profissionais qualificados” é um fantasma que assombra as empresas mal deixada  a crise para  trás. E, com poucos talentos no mercado, nada mais certo do que manter os bons profissionais em seus empregos. Mas o que fazer quando eles decidem deixar a empresa?

Neste ponto, a empresa tem pouco ou nenhum poder de barganha. Uma vez que o profissional resolve mudar de emprego é muito difícil, ou caro (ou ambos) fazê-lo mudar de idéia. Por isso, nada melhor do que conhecer os principais motivos que podem levar os profissionais a deixarem seus empregos e trabalhar para evitar que eles apareçam.

Abaixo segue uma lista com alguns destes motivos e  as “vacinas” mais indicadas para evitá-los:

:: 1 – Salário baixo: nem sempre este é um fator determinante para a mudança de emprego, uma vez que, no início da carreira, os profissionais tendem a se preocupar mais com a experiência e o aprendizado. Mas a remuneração baixa pode pesar, e muito, com o passar do tempo, quando as necessidades do profissional não são satisfeitas. Certamente, é um fator crucial para quem tem responsabilidades, como uma casa e filhos para sustentar, por exemplo.

A vacina: realizar pesquisa salarial ajuda a empresa a não ficar defasada em relação aos salários pagos em seu segmento de atuação. Um plano de cargos e salários também é bem-vindo, pois mostra aos profissionais como e quanto eles podem crescer na empresa.

:: 2 – Não gostar do que faz: é muito comum as pessoas aceitarem empregos por necessidade, empregos que não envolvem exatamente aquilo que elas gostam de fazer.

A vacina: mapear as competências existentes ajuda a direcionar as pessoas certas para cada cargo. Avaliações de desempenho periódicas também auxiliam nesse direcionamento, fornecendo um diagnóstico mais preciso da evolução de cada profissional.

:: 3 – Dificuldade de convívio com os colegas mais próximos: nada pior do que um ambiente de trabalho competitivo, onde não há ninguém para confiar. A confiança nos colegas de trabalho é um imperativo para que o trabalho em equipe seja satisfatório. Além disso, empresas que cultivam a competitividade acabam tomadas por sentimentos que minam a motivação dos funcionários, como raiva, medo e inveja.

A vacina: investir em pesquisa de clima. Ela não muda o ambiente, mas certamente ajuda a identificar esse tipo de problema, que nem sempre é transparente para quem está na liderança.

:: 4 – Falta de novos desafios: problema que acomete principalmente jovens talentosos, que gostam de se superar a cada dia. Para inúmeras pessoas, desenvolver todos os dias as mesmas atividades é uma penitência.

A vacina: a gestão de metas feita de maneira transparente funciona como um estímulo a este tipo de talento, pois deixa visíveis as possibilidades de atuação na empresa, crescimento e mudança. Avaliações de desempenho ou de competências dão aos gestores desses profissionais a oportunidade de oferecer feedback, ajudando a identificar gaps de desempenho que podem ficar ocultos na correria das tarefas diárias.  Investir no treinamento também ajuda, pois supre parte da necessidade de “novidades” de quem tem esse perfil. Mas é preciso ter cuidado no direcionamento das atividades desses profissionais, pois, uma vez capacitados, eles vão querer colocar o conhecimento em prática.

:: 5 – Falta de perspectiva: pode parecer clichê, mas é importante o funcionário acreditar que tem futuro na empresa. Muitas empresas pecam por vender planos de carreira falsos, que dificilmente irão se concretizar. Isso pode ser um motivo enorme de insatisfação.

A vacina: investir na estruturação de um bom plano de cargos e salários, transparente e concreto, dá segurança aos funcionários. Mapear as competências também auxilia na identificação e direcionamento dos talentos existentes na empresa.

Fonte: Administradores.com.br

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: