Início > Governança, Profissional, Tecnologia da Informação > As falhas de TI repercutem negativamente no crescimento e na inovação

As falhas de TI repercutem negativamente no crescimento e na inovação

Estudo realizado em escala mundial pela BT Global Services revelou que as falhas nos sistemas de TI têm alto custo para as companhias multinacionais. Além disso, o estudo identifica os desafios que enfrentam os CIOS no novo ambiente de cloud computing.

A pesquisa, que foi realizada pela Datamonitor em 13 países, demonstra claramente que os cortes nos orçamentos de tecnologia repercutem de maneira negativa no negócio. Vinte e cinco por cento dos altos executivos afirmam que os cortes de orçamento para a tecnologia têm prejudicado gravemente a inovação e as margens operacionais.

Outros 23% afirmam que a limitação do orçamento para soluções de TI tem impedido a conquista de novos clientes. E mais de um quarto dos entrevistados, 27%, afirma que a impossibilidade de achar a informação precisa quando necessário repercutiu negativamente sobre os negócios durante a recessão.

Entretanto, nove em cada 10 entrevistados acreditam que a gestão da informação é de vital importância para o êxito empresarial futuro, a quinta parte (19%) tem perdido negócios em consequência da impossibilidade de encontrar a informação necessária dentro do prazo. Essa cifra sobe até 33% entre os CIOs que estão conscientes desse perigo.

A Datamonitor realizou o estudo entre 2.400 usuários de soluções de TI e 270 CIOs e altos executivos. O estudo, cujo título é “Enterprise Intelligence: the Challenge for the CIO in 2010”, revela que 61% dos CIOs e 63% dos altos executivos afirmam que soluções antiquadas de TI impedem a capacidade de “pensar globalmente” como empresa. Um percentual similar (57% dos CIOs e 60% dos altos executivos) culpa a existência de softwares inadequados pelo mesmo problema.

Este estudo nos dá uma boa idéia da situação atual dos CIOs e de executivos em todo o mundo. Espera-se que sirva de ponto de partida para ações relativas ao papel determinante da TI no desenvolvimento empresarial. O estudo também indica que no clima atual os CIOs estão diante de decisões importantes a tomar, quando as condições econômicas melhorarem. Eles adotarão uma atitude de ‘mais do mesmo’, ou verão que o futuro apresenta um aspecto muito diferente que exige diferentes processos? Espera-se que seja a última alternativa a se impor.

O estudo também encontra indícios de que as empresas correm risco se não forem capazes de filtrar a informação adequada no tráfego crescente de dados sobre suas redes e servidores. Mais de um quarto dos executivos (26%) recebe mais dados operacionais do que necessita, enquanto outro terço afirma não dispor de informação suficiente sobre as pesquisas de mercado.

Se os serviços de cloud computing derem em 2010 o grande passo à frente, conforme previsto pelos analistas, os CIOs necessitarão de mais informação. Por exemplo, mais da metade dos CIOs (53%) não vê como a cloud computing pode ajudar a economizar, sendo que o modelo de cloud computing foi precisamente projetado para reduzir ou até eliminar grandes despesas de capital.

O estudo demonstra que a percepção geral sobre os serviços de cloud computing dirigidos a consumidores, não se estende aos serviços voltados para as necessidades das grandes empresas e organizações.

Os serviços de cloud computing ainda se encontram em sua primeira fase de desenvolvimento, especialmente os serviços destinados a empresas, por essa razão é natural que neste momento nem todos os CIOs enxerguem os benefícios e possibilidades que oferecem. Em um mundo sobrecarregado de informação, o papel do CIO moderno vai sofrer mudanças. O CIO será o encarregado de criar condições para que os empregados possam obter o máximo de rendimento do fluxo de informações.

Fonte: Administradores.com.br

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: