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MIT diz que “home-office” funciona

Estudo realizado pelo departamento de desenvolvimento de programas de gestão do MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostra que equipes trabalhando de forma remota tendem a ser mais produtivas do que as que atuam da maneira tradicional, desde que bem gerenciadas.

Além disso, o levantamento detalha que entre os principais benefícios gerados pelo modelo de trabalho remoto estão a redução de custos com a manutenção de infraestrutura, a otimização dos mecanismos de compartilhamento de conhecimento e a divisão mais efetiva de responsabilidades e metas.

Isso porque, em uma estrutura virtual, toda troca de informações deve ser devidamente documentada com mensagens claras, bem como o conhecimento precisa estar compartilhado de maneira formal e não apenas durante conversas.

Para obter a eficiência do modelo remoto, no entanto, os líderes devem estar preparados para coordenar pessoas sem manter contato direto com elas. O que tende a ser bastante desafiador para os gestores que estão acostumados ao contato pessoal com suas equipes.

A seguir, seguem algumas dicas que podem facilitar a gestão de equipes a distância:

1. Mantenha os membros da equipe em contato permanente uns com os outros

Criar o senso de união é fundamental, principalmente quando se trata da interação entre funcionários que não se encontram pessoalmente. Os colaboradores precisam contar com um espaço para a troca de informações, compartilhamento de ideias ou para tirar dúvidas, seja por meio da utilização de audioconferência, teleconferências ou até mesmo e-mails.

Além disso, independentemente do modelo de atuação, os membros do departamento devem ser apresentados pessoalmente.

2. Crie um ambiente colaborativo
Em uma organização hierarquicamente dividida é comum que haja competição entre funcionários, departamentos, unidades de negócio, entre outros. O resultado disso no ambiente de trabalho virtual tende a atrapalhar os colaboradores, que passam a não ser mais focados em suas metas e, sim, em superar o colega ao lado.

Nesse sentido, é papel do líder tentar diminuir as tensões das equipes por meio do esclarecimento da importância de todos os cargos e também de que todos só terão sucesso se trabalharem juntos, em busca do mesmo objetivo. E, para isso, é essencial que compartilhem conhecimento e ideias.

3. Esclareça metas e responsabilidades
Funcionários que atuam remotamente precisam ter muito claras quais são as responsabilidades de cada um e como seu desempenho afeta nos resultados gerais da companhia. Além disso, é recomendável que os líderes estabeleçam etapas para o cumprimento das metas, com o intuito de nortear as ações que devem ser tomadas em curto prazo.

4. Adapte estratégias de treinamento à gestão a distância
Mesmo que virtualmente, os líderes devem adotar práticas para treinar e motivar as equipes. Isso se dá por meio de feedbacks constantes, geração de oportunidades para que os colaboradores enfrentem sempre novos desafios e a concessão de bônus e reconhecimento público àqueles que tiverem melhor desempenho.

5. Comemore o sucesso
Assim como as equipes que dividem o mesmo ambiente físico saem para um “happy hour” quando terminam um projeto importante, os grupos que atuam remotamente precisam se encontrar para colaborar o sucesso das iniciativas. Isso é importante para que todos se sintam motivados a continuar trabalhando naquele time.

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  1. 28/12/2009 às 5:59 AM

    Não tenho dúvidas que isso funciona. A minha primeira empresa funcionava totalmente virtual, com os sócios geograficamente distribuídos: eu em Ribeirão, um dos sócios em Campinas e o outro na Bélgica. Fazíamos reuniões semanais pelo skype ou pelo teamspeak e o projeto andou muito bem durante esse tempo.

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