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Avalie sua empregabilidade

Não é de agora que o mercado exige cada vez mais do candidato e a competição é extrema. Como se não bastassem os motivos tradicionais de tanta competitividade, após a crise, os candidatos a seu primeiro emprego ou recolocação no mercado passaram a ter mais de 700 mil pessoas competindo pelas vagas que já estavam difíceis de conseguirem.

Entrar em desespero e atirar para todos os lados também não será a melhor alternativa. É preciso ter foco (como diria um amigo meu @samuel_rp: “Foco é força, distração destrói), preparo e uma boa estratégia profissional. Agora, mais do que nunca, você precisa conhecer muito bem a empresa, as oportunidades, o mercado e, principalmente, a si mesmo para saber explorar suas forças de forma a se sobressaírem sobre suas necessidades de melhoria. Para possuir uma boa empregabilidade, devemos analisar os seguintes aspectos:

O mercado em que você atua está em ascensão ou se encontra saturado? Quanto mais saturado o mercado estiver, maior será a rotatividade de profissionais e menor será o pacote de benefícios oferecido pelas empresas.

Exigências quanto à formação no seu ramo de atividade: as organizações que você deseja atuar exigem uma formação específica? Alguns anos atrás, tal requisição era rara; atualmente já é mais frequente, sendo um complemento para a experiência profissional.

Experiência profissional: você tem experiência no mercado? Quanto maior seus conhecimentos, maiores serão as oportunidades, pois o mercado entende que poderá proporcionar resultados em menor espaço de tempo.

Competências gerais e específicas: o mercado tem buscado profissionais especialistas e também generalistas que tenham um excelente relacionamento interpessoal, dominem várias áreas e consigam superar as adversidades sem grandes dificuldades.

Network (leia mais): quem são as pessoas que você se relaciona? Qual a posição delas no mercado? Quem você conhece que pode ter alguma influência positiva e alertá-lo de novas oportunidades? É importante ter um bom relacionamento profissional, pois as indicações não garantem vagas, mas abrem oportunidades mais rapidamente. Tenha sempre bons contatos. Leia também: 7 dicas para criar uma boa rede de relacionamentos.

Imagem: você tem o hábito de comprar produtos em embalagens amassadas, rasgadas ou apresentando qualquer tipo de dano aparente? Acredito que como a grande maioria da população, você prefira os produtos intactos e que apresentem uma aparência mais conquistadora. A imagem do profissional representa boa parte do que ele é e pode oferecer? Crie o hábito de zelar por sua aparência, utilizando roupas adequadas aos ambientes em que você estiver presente. Saiba utilizar o tom de voz corretamente, bem como seus gestos. A forma com a qual você se veste, fala e se comporta pode abrir ou fechar portas, mesmo que você tenha um excelente currículo. É interessante ler sobre marketing pessoal.

Automotivação: Você costuma ficar reclamando de suas dificuldades ou procura resolvê-las imediatamente? Aponta problemas ou apresenta soluções? Acredita em seu sucesso ou tem o hábito de justificar seu fracasso? Pessoas automotivadas superam os desafios com maior facilidade e aproveitam melhor as oportunidades.

Adaptabilidade: Você se adapta facilmente aos ambientes estressantes e com mudanças constantes? Profissionais diferenciados apresentam um índice de empregabilidade maior por serem mais flexíveis, demonstrando rapidez em suas adaptações às mudanças dos ambientes, independentemente da velocidade delas, mantendo ou até mesmo aumentando seus resultados.

Podemos perceber que para ampliar a empregabilidade não dependemos apenas de uma boa experiência profissional e titulação acadêmica, mas também de uma excelente análise estratégica do mercado que desejamos atuar. É preciso realizar uma análise de todas as situações que influenciam direta e indiretamente nossas vidas para que assim possamos direcionar nossos esforços e obter o sucesso profissional.

O trabalhador diferenciado se destaca já na fase de seu planejamento estratégico profissional, quando busca melhores oportunidades de mercado, realizando uma identificação e seleção criteriosa de todas as informações pessoais e de mercado, definindo seus objetivos e metas para que desta forma mantenha o foco no sucesso desejado. E então, como anda sua empregabilidade?

Fonte: RH.com.br

  1. Jônatas R. Silva
    30/12/2009 às 9:16 PM

    Conheci seu blog agora, estou gostando, vai para os favoritos.
    Bom artigo, parabéns!
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  1. 25/02/2011 às 3:05 PM
  2. 24/02/2010 às 10:00 AM
  3. 25/01/2010 às 10:21 PM

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