Início > carreira, Comportamento Pessoal, Educação, Mercado de Trabalho, Profissional > Saiba o que considerar ao escolher uma profissão

Saiba o que considerar ao escolher uma profissão

Escolher uma profissão quando se é muito jovem, lá por volta dos 18 anos por exemplo, não é uma tarefa muito fácil para a maioria dos adolescentes que estão no Ensino Médio. Afinal de contas, a decisão terá reflexos por toda a vida. Mas, neste momento, o que deve ser avaliado?

A decisão deve ser tomada baseada no que a pessoa gosta e em seus interesses pessoais. Você precisa investir naquilo que gosta, além de pensar nos seus interesses como morar na cidade, no campo, viajar pelo país ou pelo mundo. Tudo isso deve ser levado em conta.

Para algumas pessoas, a escolha da profissão é motivada pelas oportunidades de emprego e altos salários. Estes critérios não são os mais corretos e podem gerar frustrações.

Família

A família sempre influencia a escolha da carreira profissional, tanto de maneira positiva como negativa. Muitos jovens não têm noção do que querem, mas alguns sabem que não querem seguir a profissão dos pais ou o contrário. Isso é considerado uma influência.

A família também pode ajudar neste momento, revelando quais são as principais características da pessoa. Esta ajuda não precisa ser feita somente pelos familiares. Amigos e pessoas próximas também podem cooperar.

Dicas para facilitar a escolha

É importante que o jovem procure o máximo de informações sobre os cursos que pretende escolher. Busque também ter conhecimento das matérias que serão estudadas na faculdade e as áreas em que pode atuar.

Muitas universidades permitem que os vestibulandos e alunos do Ensino Médio conheçam seus estabelecimentos e até assistam a alguma aula.

Outra dica é conversar com algum profissional amigável que atua na área em que você está pensando em escolher. Procure uma pessoa que seja realizada profissionalmente e tire suas dúvidas. O aluno pode contar ainda com ajuda de um profissional que aplicará teste vocacional.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: