As seis profissões da área de tecnologia mais valorizadas em 2010

Segundo a previsão para 2010 da Computerworld, os planos de contratos para o ano novo não estão nos níveis de 2009. Menos de 20% dos 312 executivos de TI entrevistados disseram que planejam aumentar a equipe nos próximos 12 meses; em 2009, esse número era 26%. E cerca de 20% disseram que planejam reduzir as equipes de TI.

Para os profissionais de TI que estão ligados no assunto, aqui estão seis tipos de habilidades bem vistas por entrevistados que prentendem contratar funcionários para o setor em 2010.

  • 1. Programação/Desenvolvimento de Aplicações

Entre as companhias que planejam contratar, a maior razão para isso é atender à demanda de novos sistemas e projetos. Isso explica porque a função de programação e desenvolvimento de aplicações figuram como as mais valorizadas.

As companhias estão com forte tendência em procurar desenvolvedores com conhecimento em .Net, Java, desenvolvimento web, código aberto e tecnologias de portal como o Microsoft Sharepoint.

Cresce a demanda por pessoas que saibam linguagens de programação especializadas, como Ruby on Rails e Ajax. Não há muitos empregos que precisam dessas habilidades, mas o número de oportunidades tem aumentado desde o começo de 2009.

Os entrevistados da pesquisa também disseram que precisam de desenvolvedores para construir aplicações caseiras, como medida para economizar dinheiro.

  • 2. Help Desk/Suporte técnico

Não é surpresa que haverá uma forte demanda por pessoas nesse setor em 2010; a necessidade por técnicos de suporte tende a refletir as condições gerais dos negócios. Conforme os negócios começam a melhorar, as companhias contraram mais pessoas, o que aumenta a demanda pela equipe de  help desk.

Já é notado um aumento na demanda por help desk e suporte, especialmente em torno de companhias que fizeram muitos cortes nesse setor em 2009. Eles podem se sair bem com isso por um determinado tempo, mas o problema ressurge e afeta as receitas.

  • 3. Redes

A demanda por profissionais de rede está relacionada à crescente complexidade das redes e ao estresse colocado sobre elas pela computação em nuvem e softwares como serviços.

O setor de redes será uma área de foco em 2010. As companhias estão usando cada vez mais vídeo e voz sobre rede IP, portanto surge a necessidade de engenheiros de rede, voz e rádio para tratar de atualizações e assegurar que elas se encaixem nos padrões federais.

  • 4.Gestão de projetos

A área de gestão de projetos é um setor que cresce em importância e um bom local para profissionais de tecnologia interessados em ampliar suas carreiras. Profissionais que entendem a tecnologia e como ela se encaixa nas estratégias de negócios são os mais valiosos, recebem mais e tem as melhores carreiras.

  • 5. Segurança

A relação entre a demanda por habilidades de segurança e a economia ainda é cambaleante. A maior ameaça para as companhias são as falhas em sua própria equipe. Quando se muda a equipe e enfrenta empregados insatisfeitos, as chances de uma fraude de rede ou infração de segurança aumentam.

Segurança é uma habilidade sempre procurada. Se você souber como ajudar a manter seguras as informações da sua companhia, ela será sua casa para sempre.

  • 6. Inteligência de negócios

O BI (Business Inteligence) é a sexta colocada em importância.

Programadores/analistas que podem relacionar o conteúdo de tabelas, bancos de dados e estruturas de informações aos requerimentos de negócios são muito bem aceitos em empresas com necessidades de adurecer a inteligência de negócios.

Fonte: IDG Now!

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: