Início > Internet, Mercado de Trabalho, Redes Sociais, Tecnologia da Informação, Twitter, vagas > Redes sociais reúnem vagas de emprego no começo do ano

Redes sociais reúnem vagas de emprego no começo do ano

Em busca de oportunidades de trabalho? As redes sociais estão aí para ajudar. Há tempos que falamos aqui no blog, que cada vez mais empresas e profissionais buscam o apoio desses serviços para fazer contatos e divulgar vagas.

Mas o candidato precisa estar atento e ser rápido. Graças à agilidade da web, o tempo entre o anúncio e o preenchimento de uma vaga pode ser reduzido a horas.

As redes são o meio mais eficaz de encontrar profissionais de TI. É onde eles estão inseridos, seu ponto de encontro.

Algumas das boas dicas para se estar por dentro das vagas são os grupos de discussão focados em tecnologia, como os do Yahoo! Groups. Sites como APInfo, NetCarreiras, InfoJobs e LinkedIn são outras excelentes fontes de pesquisa e divulgação.

A principal vantagem das redes sociais está no tempo de resposta. Vale ressaltar que o retorno nem sempre é imediato. Às vezes a indicação não vem do grupo, mas de indicações de amigos dos amigos que leram a mensagem.

Competências específicas

Os sites tradicionais, como o APInfo, também são procurados pelos recrutadores. Mas, na hora de garimpar talentos com competências específicas nada melhor do que as redes sociais.

Mesmo que a empresa não utilize redes sociais, é bem provável que as vagas sejam divulgadas por meio delas, graças à colaboração dos usuários. É o que acontece no Twitter.

Rapidez e cautela

Para não perder oportunidades, o ideal é acompanhar a divulgação das vagas com regularidade e responder às indicações o mais rápido possível – o ideal é ter uma cópia do currículo pronta e atualizada, seja no pen drive ou no webmail.

No entanto, tome o cuidado de conferir quem vai receber seu currículo, para que seus dados pessoais não sejam utilizados de forma indevida.

Confira algumas das redes sociais e dos sites que divulgam oportunidades de trabalho.

APInfo – é possível encontrar vagas em TI e cadastrar currículos para busca por eventuais empregadores.

BinarioBrGrupo de discussão com foco na divulgação de vagas em TI. Atualmente com mais de 4.300 membros, é hospedado no Yahoo Grupos. As vagas também são divulgadas pelo Twitter (twitter.com/binariobr).

EmpregoBrasil – Perfil no Twitter (twitter.com/empregobrasil) que tem 6.400 seguidores. Suas ofertas incluem empregos, trabalhos, concursos e estágios em todo o Brasil.

EmpregosVagas – Perfil no Twitter (twitter.com/empregosvagas) com 4.200 seguidores. Também inclui vagas de todas as áreas, incluindo TI.

InfoJobsSite para divulgação de vagas e cadastro de currículos, atualmente com 325 mil vagas em todas as áreas; dessas, 12 mil são de TI.

LinkedIn – Além de servir como ferramenta de networking, a rede social permite cadastrar e buscar vagas, que podem ser pesquisadas por país e palavra-chave.

Link Zero – Perfil no Twitter (twitter.com/link_zero) com mais de 6 mil seguidores. Divulga vagas na área de Comunicação, o que no caso inclui as diversas profissões ligadas à web.

NetCarreirasSite que tem o apoio de grandes empresas de serviços em TI. Atualmente tem mais de 1.700 vagas disponíveis. A página inicial traz um ranking dos cargos mais disputados.

SouJava (Sociedade de Usuários Java) – Sua página (soujava.org.br) traz uma seção que dá acesso às ofertas de emprego divulgadas pelo site.

TrabalhandoBr – Perfil no Twitter (twitter.com/trabalhandobr) com 3.400 seguidores. Embora divulgue vagas em qualquer área, as oportunidades em TI são constantes.

Vagas.com.br – Seu perfil no Twitter (twitter.com/vagas) tem mais de 23 mil seguidores. Além de vagas, divulga artigos e dicas, além de oportunidades de concurso.

Leia também: Dicas para conseguir emprego na área de TI pela Web

Fonte: IDG Now!

  1. Fernando
    24/06/2010 às 12:22 AM

    Outro interessante e bem atualizado é o @tecnovagas

    http://www.tecnovagas.com

  2. Carolina
    08/01/2010 às 7:14 PM

    Gente, tem também o http://www.empregosti.com, atualizado constantemente, recomendo !

    • Fernando Henrique
      09/01/2010 às 12:42 PM

      Obrigado pela indicação Carolina, realmente muito útil para quem é da área e está procurando recolocação! Abraços!!

  3. 06/01/2010 às 9:40 AM

    Aprenda como fazer seu curriculum vitae GRATIS!!!
    Receba dicas profissionais para você sair na frente.
    No Currículo Já você pode escrever escrever currículos profissionais e com muita facilidade. Todo o processo é feito no browser e ao final receba o seu currículo em formato WORD ou PDF por e-mail.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: