Início > Educação > Licenciatura x Bacharelado

Licenciatura x Bacharelado

Escolher entre uma carreira de licenciatura ou bacharelado é muito mais do que escolher apenas uma modalidade de curso de graduação. Trata-se de uma escolha que tem muito a ver com a vocação.

Uma das características principais da licenciatura, é que além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, o aluno aprende técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, tornando-o um professor.

Durante os quatro anos de formação em licenciatura (em alguns estados e instituições o tempo varia para 3 anos e meio), o aluno aprende, entre outras disciplinas, fundamentos da política educacional, gerenciamento e avaliação do aprendizado. É um processo muito importante, pois é conhecendo esse conteúdo que o aluno descobre se tem ou não vocação para o ensino.

Apesar da carência de professores no país, coordenadores dos cursos de licenciatura dizem que a procura pelos cursos tem crescido nos últimos anos. Um dos motivos se dá pela valorização do ensino e do profissional. Além disso, o mito sobre os cursos de licenciatura tem se desfeito. Muita gente pensava que a licenciatura não era um curso superior e que, por isso, não habilitava o aluno a continuar os estudos, o que não é verdade.

No bacharelado, a formação é voltada para o mercado de trabalho, habilitando o aluno a desenvolver uma atividade em determinada área de atuação e uma carreira corporativa, não acadêmica.

O fato em comum, é que a licenciatura, assim como os cursos de bacharelado, permite que o aluno continue a sequencia acadêmica, com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Em geral, os cursos de licenciatura contemplam as disciplinas que são ensinadas no ensino fundamental e médio, mas isso não impede que o aluno mude para o bacharelado, em vez de seguir para a educação.

A maior oferta de cursos de licenciatura é em conjunto com o bacharelado. Nesses cursos mistos, o aluno tanto pode escolher uma modalidade e cursar as matérias específicas dela como fazer as duas. Esta opção pode ser um pouco desgastante, mas muitos alunos optam por essa modalidade de curso pela possibilidade de escolha.

Na área de TI, em instituições de ensino superior de todo o país são oferecidos diversos cursos de bacharelado, sendo os mais comuns Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Informática Biomédica. Assim como em outras áreas, a TI possui um curso que forma professores especializados em tecnologia; é a Licenciatura em Computação.

Você pode acompanhar as características, duração e oportunidades de mercado de cada curso nos links abaixo:

Engenharia da Computação;
Ciência da Computação;
Sistemas de Informação;
Informática Biomédica;
Licenciatura da Computação.

Anúncios
  1. 13/01/2010 às 12:10 PM

    Olá, Fernando!

    Queria fazer uma correção sobre quando vc fala que Bacharelado em Informática Biomédica estar entre os mais comuns cursos de TI no Brasil: De fato apenas a USP-Ribeirão tem um curso formado e a Unicamp estava implantando ainda o segundo do país.

    Ainda assim, a área é bem promissora e os egressos estão sendo muito bem aceitos no mercado de trabalho. Aconselho dar uma olhada no nosso fórum se se interessar pela IBm: http://www.informaticabiomedica.com.br.

    • Fernando Henrique
      13/01/2010 às 12:21 PM

      Olá Ricardo, obrigado pelo comment e mais ainda pela consideração. Quando disse que era um curso comum, quis dizer que se tratava já de um curso conhecido e já com uma boa formação de profissionais, com bastante demanda. Além de ser uma das melhores opções em bacharelado aqui da nossa cidade e região. Mas a sua informação veio para complementar ainda mais o nosso conhecimento. Muito obrigado e parabens pelo seu blog e pelo site do curso!

      Forte abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: