Início > Tecnologia da Informação > Certificações, por onde ir?

Certificações, por onde ir?

Diferenciação. Esta palavra pode render ao profissional de TI melhores salários e muitas oportunidades no mercado. Mas como se diferenciar e comprovar seus conhecimentos sobre algum assunto ou tecnologia?

Um caminho freqüentemente utilizado para ser reconhecido é o das certificações. Por isto existem tantas e nas mais variadas áreas. Os cursos e provas de certificação são um mecanismo padronizado para avaliação das habilidades do profissional.

Antes de escolher a certificação, analise muito bem o caminho que você quer para a sua carreira pois, qualquer que seja a certificação desejada por você, saiba que vai dar trabalho e você vai precisar fazer um bom investimento para consegui-la. Então tente não errar na opção.

Se você pensa em atuar com produtos Microsoft, pode escolher entre três credenciais: o MCTS (Technology Specialist), com foco em um produto como a antiga certificação MCP, o MCITP/MCPD (IP Professional/Professional Developer), com foco em uma função como planejamento e gerência de projetos e não em um produto específico, e por último o MCA (Certified Architect), destinada a profissionais com experiência no mercado de TI. Esta última certificação, por ser bem mais complexa, não se compõe apenas de uma prova.

Para quem trabalha ou pensa em trabalhar com GNU/Linux ou Unix também vai encontrar uma grande quantidade de opções de certificações. Além das oferecidas pelos fabricantes como a Solaris ou a Novell. Para o GNU/Linux também temos a LPI, uma certificação independente e muito bem conceituada no mercado.

A certificação LPI é dividida em dois níveis: LPIC-1 e LPIC-2. Cada uma composta por duas provas. Enquanto a LPIC-1 tem como foco comandos, tarefas básicas de administração e configuração do ambiente Linux, a LPIC-2 exige conhecimento profundo de planejamento, implementação e manutenção de serviços, servidores e redes.

Quando o assunto é segurança da informação encontramos certificações como o CISSP, SANS/GIAC, CISM, CompTIA e MCSO.

Quem pensa em atuar na área de gerenciamento de projetos vai encontrar uma certificação sob medida, o PMP. Sem dúvida a certificação mais importante nesta área.

Por último, para aqueles que atuam nas áreas de rede de computadores e infra-estrutura podem buscar as certificações da CISCO como o CCIE, CCNA, CCDP, CCNP ou certificações sistemas de cabeamento estruturado como a Furukawa ou Systmax.

Converse com outros profissionais mais experientes, faça o planejamento de carreira e vá em busca da sua certificação. Ela, com certeza, vai fazer a diferença.

Um forte abraço e até o próxima post.

Fonte: iMasters

Leia também:

Certificação CISCO – Qual carreira seguir? E conheça ainda a certificação mais difícil do mundo

Prepare-se para ganhar mais; conheça as certificações mais demandadas do mercado

Certificação para profissionais de TI

Certificação ITIL

Anúncios
  1. 26/01/2010 às 11:33 AM

    Eu não acredito em certificações. A certificação significa dizer que você pagou pelo curso e fez a prova. Não prova que você sabe o que diz que sabe. Cansei de esbarrar com profissionais de TI certificados em determinadas matérias e que não faziam idéia do que estavam falando. Sou muito cético quanto às certificações. Para mim, não tem muito valor no momento de contratar um profissional.

    • Fernando Henrique
      26/01/2010 às 2:48 PM

      Geralmente as certificações tem esse “nome” todo pela pressão que é feita na hora da prova. Dizem que é difícil, que voce tem que se esforçar muito pra passar… então essa mistica que se faz sobre os que passam nas provas de certificações, tornam o profissional certificado com um pouco mais de “status”. E é isso o que as empresas buscam de primeira instância. Realmente, algumas certificações o cara tem que batalhar muito, tornando-o realmente especialista no assunto. Outras é apenas nome. Mas profissionais que não sabem o que falam, apesar do “nome” que os circunda, existem em todas as áreas… é normal!

      Valeu pelo comment Ronaldo, abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: