Início > carreira, Certificações, Educação, Mercado de Trabalho, Profissional > Nível de idioma no currículo pode ser diferencial

Nível de idioma no currículo pode ser diferencial

Geralmente, no quesito “Idiomas”, o que se vê nos currículos é apenas o nível de domínio que o candidato tem sobre a língua: básico, intermediário, avançado ou fluente.

Contudo, desmembrar esse conhecimento e dividi-lo em compreensão, leitura, oral e escrita pode significar um passo na frente dos concorrentes.

Quanto mais detalhes o candidato der sobre o grau de conhecimento do idioma, mais o recrutador terá informações sobre esse profissional.

A pessoa pode colocar, por exemplo: nível básico – apenas compreensão de frases mais conhecidas. Ou seja, ela escreve algo que explica mais ou menos o que ela quer dizer com ‘básico’. Nesse sentido, ela sai da subjetividade.

Detalhes Na Curriculum.com.br, por exemplo, o sistema de preenchimento do currículo divide o idioma em oito níveis de compreensão que vão do excelente ao nada.

No nível excelente, por exemplo, o candidato se diz capaz de entender tudo perfeitamente, incluindo gírias e detalhes culturais, como nativo. No nível razoável, capaz de entender um discurso, exceto algumas palavras e frases mais complexas ou técnicas. Foi feito assim para que o recrutador saiba exatamente o quanto do idioma o profissional domina.

Não é comum encontrar a descrição do idioma dividida entre oral, escrita e leitura.

Dependendo da posição que ele ocupará, pode ser que a empresa exija a fluência, ou melhor, o conhecimento oral, escrito ou o idioma técnico. O profissional que tem a escrita e a leitura em nível avançado e a fala intermediária, por exemplo, deve se empenhar para aprimorar a sua deficiência.

Diplomas Mencionar os nomes dos certificados de proficiência da língua e intercâmbios culturais também ajuda a destacar a seção “Idiomas”.

De qualquer modo, é preciso ser honesto quanto ao domínio da língua estrangeira. Em algum momento do processo seletivo, ele será testado e, caso a avaliação seja contrária às informações fornecidas, as portas podem ser fechadas.

DICA: Para aprimorar essa informação e testar seus conhecimentos, no site da escola de idiomas CCAA possui um teste de nivelamento, que com perguntas no idioma escolhido, avalia o seu grau de compreensão de acordo com suas respostas e lhe apresenta o nível de conhecimento em outras línguas. Faça o teste!

Informações de IG Empregos

Anúncios
  1. Mah
    20/02/2013 às 7:32 PM

    Olá.. Estou elaborando meu curriculo, como vcs acham que ficaria mais bonito de se colocar. Ex:. Intermediário à avançado
    Intermediário/avançado
    Intermediário-avançado
    Obrigada ;D

    • Fernando Henrique
      20/02/2013 às 9:27 PM

      Olá, Mah! Acredito que se você ainda não tem fluência em outra língua, nem segurança para considerar o seu conhecimento como AVANÇADO, coloque apenas Intermediário, ou o módulo que está cursando na escola de idiomas (por exemplo Inglês Módulo 4 – 3º ano). Isso pode ajudar o seu recrutador a ter uma noção do nível de conhecimento que você tem! Mas o melhor de tudo, é deixar apenas a informação clara e sucinta no curriculo e mencionar mais sobre isso na própria entrevista, caso questionada! Espero ter ajudado! Forte abraço!!!

  2. deiviane
    17/10/2011 às 12:37 PM

    nao tenho outro idioma, como posso colocar no curriculo?

    • Fernando Henrique
      20/10/2011 às 4:49 PM

      Olá Deiviane! Caso você tenha feito algum curso de especialização em lingua portuguesa, algum curso de redação, gramática etc, é importante colocar no curriculo. Caso não tenha, não informe nada, a não ser que inicie algum curso de idioma e se sinta segura para informar isso no curriculo!

      Obrigado pelo comment. Forte abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: