Início > carreira, Corporativo, Mercado de Trabalho > Qual pode ser o diferencial do profissional recém-formado?

Qual pode ser o diferencial do profissional recém-formado?

Atualmente, grande parte das empresas de médio e grande porte está reduzindo a contratação de recém-formados, é essencial que os jovens se comuniquem da melhor forma com funcionários de cargos mais altos e, principalmente, com seus selecionadores. É importante, então, que todos aqueles que estejam buscando vagas de estágio e trainee demonstrem o que podem fazer pela empresa visada. Não importa se você ainda está cursando a faculdade ou acabou de se formar. Nessas horas, o que vale é criar a visão de quem você é, percebendo em que medida isso pode se relacionar com as necessidades da empresa e com o critério de seleção existente.

Os jovens que não possuem tanta experiência profissional geralmente se perguntam como podem demonstrar seu valor, já que têm poucas vivências de trabalho. Para combater a timidez e lidar melhor com esses obstáculos, ficam algumas dicas:

1. Direcione o enfoque para as habilidades profissionais que você pode desenvolver por meio de experiências dentro e fora do trabalho. Por exemplo, se você participou de projetos importantes que envolviam trabalho em equipe na escola, mostre ao selecionador de que forma você consegue obter resultados ao interagir com o grupo.

2. Se as habilidades tecnológicas forem importantes no seu campo de atuação, não deixe de enfatizar tudo o que você sabe sobre essa área.

3. Compartilhe experiências em que você precisou ser líder na universidade. Essas habilidades são fundamentais no ambiente de trabalho e, certamente, irão evidenciar ainda mais o seu potencial.

4. Coloque ênfase em suas conquistas acadêmicas. Elas demonstram, em parte, sua inteligência e seu senso de competitividade.

5. Relacione seus conhecimentos e interesses às necessidades do selecionador. Mostre que você entende as prioridades do mercado e está pronto para contribuir. Se você quer mesmo adentrar o mundo do trabalho, não adianta apenas dizer: “Pronto! Estou formado, agora terei um emprego.”.

Utilize as ferramentas disponíveis, aproveite a época da faculdade para conseguir um estágio e adquirir experiência e boa sorte!

Fonte: Grupo Foco

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 06/02/2010 às 6:17 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: