Início > Wordpress > WordPress ficou fora do ar nesta quinta-feira (18/02)

WordPress ficou fora do ar nesta quinta-feira (18/02)

O WordPress sofreu um legítimo failwhale nesta quinta-feira (18/02)

A plataforma para publicação de blogs sofreu uma falha generalizada que afetou milhões de blogs pelo mundo.

A falha teve início por volta das 16 horas e agravou-se até o início da noite. No Twitter, milhares de blogueiros que usam o WordPress postaram reclamações de que o serviço não funcionou corretamente hoje.

Há queixas de vários tipos. Desde falhas para acessar determinados posts, perda de conteúdos publicados ou indisponibilidade para acessar a interface que permite atualizar blogs.

Por vota das 19 horas, o WordPress publicou um breve comunicado no Twitter admitindo falhas. “Wordpress caiu. Nós estamos trabalhando para restabelecer o serviço”.

Não foram revelados quais motivos fizeram a plataforma falhar nem divulgou uma previsão para restabelecer completamente a plataforma.

Atualmente, mais de 9 milhões de blogs em 120 idiomas em todo o mundo publicam conteúdo usando o WordPress.

Foram afetados pelas falhas até serviços muito populares da internet, como a rede de blogs da CNN e marcas como TechCrunch e GigaOM, que usam a plataforma WordPress.

Atualização: segundo Matthew Mullenweg, fundador do WordPress “hoje WordPress.com caiu por cerca de 110 minutos, o nosso pior tempo de inatividade em quatro anos. A interrupção afetou 10,2 milhões de blogs”. Matt ainda comentou no blog oficial do WordPress.com, no post WP.com Downtime Sumary que ainda não se conhece a causa da queda, porém tudo indica que uma mudança programada de rota de um dos servidores comprometeu a rede e provocou a inatividade da plataforma. Disse também que maiores informações seriam divulgadas na atualização deste mesmo post.

Durante toda a tarde até o início da noite, por volta das 19:30h mantive-me conectado no dashboard, acessei diversas vezes fontes na pesquisa do blog e inseri posts no schedule, não tive nenhum problema. Se você utiliza a ferramenta e sentiu dificuldades no dia de hoje, deixe seu comentário relatando seu caso.

  1. 18/02/2010 às 11:43 PM

    Parece que estamos a falar de qualquer coisa como 10.2 milhões de blogs e cerca de 5.5 milhões de pageviews que se evaporaram. É um rombo considerável. Vamos ver como reagem agora os gigantes que por lá habitam.

    Abraço e obrigado pela referência.

    • Fernando Henrique
      18/02/2010 às 11:51 PM

      Exatamente Rui, essa informação que voce comentou é veridica. O fundador do WordPress confirmou os numeros, porém sinceramente não notei diferença em acessar tanto o blog quanto o painel de controle. É um número bastante considerável 10,2 mi, devo ter dado sorte de ter acessado o serviço em períodos que não haviam sido afetados ainda.

      Obrigado pelo comment e parabens pelo site.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: