Início > carreira, Liderança, Mercado de Trabalho, Profissional > Use a experiência a seu favor

Use a experiência a seu favor

Em processos de seleção, a experiência é um dos fatores mais avaliados. Para analisar este conceito, é necessário eliminar qualquer tipo de preconceito.

Isso porque nem sempre um profissional de terno e gravata e com 15 anos de atuação irá gerar os resultados esperados, já que isso envolve outros aspectos, como adequação ao ambiente de trabalho.

É importante diferenciar experiência de tempo de experiência. A experiência acontece quando se aprende com o que se vive. O tempo de experiência pode ser considerado um facilitador para isso, mas não determinante.

Capacidade de adequação

A capacidade de adequação é um dos fatores importantes para adquirir experiência. Por isso, o profissional deve estar atento às tendências, para ser um dia, a partir do conhecimento adquirido, aquele que dita as regras. O desafio é explorar as oportunidades do presente para aprender com foco em resultados. Nunca se sabe tudo, muito menos o bastante.

Confira abaixo as dicas para o uso da experiência para moldar o crescimento de sua carreira:

  • Seja proativo: não espere que o tempo e a insistência tragam conhecimentos necessários, tenha iniciativa e adquira experiência;
  • Seja flexível: a capacidade de acumular aprendizado está diretamente ligada à capacidade de atuar como agente de mudança. O mundo corporativo está em constante mudança. Por isso, esteja atento a essas transformações e tenha o poder de se adaptar rapidamente;
  • Utilize o potencial de acúmulo de experiência: entenda que o indivíduo aprende constantemente e nem sempre é necessário esperar dez, 20 ou 30 anos para se julgar preparado;
  • Antecipe-se: tenha visão de futuro e invista no autoconhecimento.
  • Compartilhe: não há melhor maneira de testar o seu conhecimento do que ensinando aos colegas. Ensinar é aprender duas vezes.

Informações de InfoMoney

  1. Jônatas R. Silva
    22/02/2010 às 6:57 PM

    O problema Fernando é que muitos pensam que tempo de casa ou determinada idade é sinônimo de experiência. Conheço profissionais que possuem 20 anos de “casa” e 30 segundos de experiência. Só batem o carimbo.

    • Fernando Henrique
      22/02/2010 às 8:11 PM

      Isso é verdade Jonatas. É como diz no texto: “É importante diferenciar experiência de tempo de experiência”.

      Esse fênomeno ocorre justamente pela pessoa cair e permanecer na zona de conforto. Você se mantém estável por muito tempo, essa estabilidade não te deixa cair, e muito menos se desenvolver!

      Obrigado pelo comment!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: