Início > Business Inteligence, Corporativo, Tecnologia da Informação > O excesso de informação e a desinformação

O excesso de informação e a desinformação

Em um mundo globalizado, altamente tecnológico e pós-moderno, a informação para a tomada de decisão é um dos mais valiosos bens que se pode ter. E não é à toa. É ela que subsidia e orienta o processo decisório, dissipa incertezas, contribui para atuações mais criativas, aumenta a produtividade, reduz custos e riscos, aponta oportunidades, capacita a empresa a trabalhar com altos níveis de qualidade.

E é aí que mora o problema. Com a evolução tecnológica, o volume crescente de dados que chegam por sistemas de informação como ERPs e CRMs, por e-mail, redes sociais, feeds, mídias convencionais, newsletter etc. é incrivelmente grande e a esmagadora maioria dos profissionais e executivos não consegue ler tudo e filtrar o que é importante para o seu negócio.

Tanta informação disponível torna-se desinformação. Em meio a tantos dados, perdemos tempo e ainda corremos o risco de não encontrar o que precisamos. Sabemos que o excesso de informação se torna ruído, o que requer uma estratégia de filtragem e distribuição eficiente. Em outras palavras, é preciso transformar estes dados em informações de negócios.

Por outro lado, a demanda e as necessidades do mercado precisam ser atendidas cada vez mais rapidamente. Qualquer que seja o projeto ou o segmento em que se atua, dois fatores são primordiais: tempo e qualidade. Sabe-se que o direcionamento das mais variadas ações dentro da organização, e mesmo a criatividade delas, está diretamente relacionada à qualidade da informação. E tão importante quanto a adequação desses dados aos negócios é a agilidade que chegam aos tomadores de decisão.

Sim, a agilidade é um dos preceitos destes tempos e exige de fornecedores, parceiros e mesmo do staff  (equipe de apoio) da empresa, rapidez na descoberta e aproveitamento das informações adequadas. Mas como manter o fluxo de informação e filtros capazes de entregar somente o que de fato interessa com tantos dados que chegam à empresa?

A resposta está na própria tecnologia. A instalação de filtros, dentro dos parâmetros adequados, diretamente no servidor, elimina um volume enorme de dados que circulam e que nada mais são do que lixo, do ponto de vista da utilidade para a companhia.

É imprescindível obter as informações importantes, adequadas, na medida em que elas ficam disponíveis. Utilizar novas tecnologias para agilizar o processamento de dados é vital e garante que as informações venham até nós, agilizando os processos internos.

A atual conjuntura globalizada exige que as empresas desenvolvam projetos ou produtos criativos, adequados às necessidades dos clientes, com alto valor agregado, diferenciais competitivos e de forma muito ágil. E a informação de valor está intrinsecamente ligada a estes resultados.

De fato, estamos falando em inteligência de negócio (BI) e quem tem mais informações, consegue fazer mais rápido e acerta mais.

Fonte: Administradores.com.br

  1. samella bento
    27/02/2012 às 6:27 PM

    é isso mesmo com tanta informaçao ,o sistema nos cobra que nos saibamos de tudo mais ai onde esta a nosso raciocinio por mais rapido que seja muitas vezes nao acompanha e nunca vamos saber de tudo.

  2. samuelmmartins
    23/02/2010 às 3:08 PM

    Acho que todos passamos por essa dificuldade, não apenas no trabalho como em nosso dia a dia. Os meios de comunicação e o acesso a informação são tantos que muitas vezes acabamos desviando o nosso foco.
    Paranéns pelo artigo Fernando.

  3. 23/02/2010 às 9:09 AM

    Bom artigo. Eu diria que apenas “filtrar” a informação não é suficiente. É importante processá-la e transformá-la para que dela surja algo realmente útil ao negócio. O excesso de informação é caracterizado por dados dispersos e não relacionados. É importante transformar esses dados em informações consistentes, relacionadas e de valor ao negócio.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: