O que NÃO é networking

Ressaltamos e discutimos diversas vezes aqui no blog sobre a importancia da rede de relacionamentos para o sucesso profissional. Porém algumas práticas devem ser evitadas, para não gerar constrangimento em ambas as partes, em ocasiões que poderiam ser aproveitadas para criar mais um contato importante.

Networking é uma expressão que já entrou no nosso vocabulário corporativo. Mas muita gente ainda se confunde com o que realmente significa “cultivar uma rede de contatos”. Pra tentar deixar um pouco  mais claro, desta vez vamos destacar o que NÃO é networking:

– Mandar currículo pra todo mundo: Esse erro é mais comum do que se imagina. Tem pessoas que não possuem o hábito de criar e manter contatos profissionais mas, quando quer mudar de emprego, dispara seu histórico profissional pra todo mundo que já viu na vida ou ouviu falar. Talvez você até consiga um emprego, mas essa não é a melhor maneira de abrir as portas pra um novo contato profissional de longo prazo. Aliás, a maioria das pessoas não gosta de receber currículos sem necessidade e encara essa prática como spam.

– Não ter opinião própria: Ficar elogiando e concordando constantemente com o chefe ou outros colegas de trabalho não vai te levar a lugar algum. Além disso, a maioria dos bons profissionais não gosta de ter funcionários que concordam com as suas idéias todas as vezes (os chamados “yes-man”). Afinal, a diversidade é o que nos torna diferentes e interessantes.

– Espalhar cartões de visita: Tem gente que vai para um evento com a meta de distribuir uma grande quantidade de cartões. E depois, nunca mais fala com essas pessoas. Prefira a qualidade e a fidelidade dos contatos de longo prazo do que a quantidade.

– Enviar um resumo periódico dos excelentes resultados que você alcançou no trabalho pra todos os seus contatos: Sim, networking pode até ser interpretado como uma ferramenta de “Marketing pessoal”, mas cuidado com o bom senso e com a frequência do seu “plano de mídia”.

– Pedir ajuda dos outros constantemente (afinal, é pra isso que servem os contato, não?): mas o indicado seria usar mais a prática de fornecer ajuda do que pedir. Conte com seus contatos apenas quando você realmente precisar.

– Mandar e-mails com notícias, correntes ou outros tipos de mensagens em massa para seus contatos: Sim, isso vai manter o seu contato ativo. Mas pode gerar problemas: sua imagem pode virar a de um profissional desocupado, você pode ser adicionado à lista de bloqueio de seus colegas, etc. Mande o que for relevante, com moderação e bom senso.

– Adicionar todos os colegas de trabalho em redes sociais pessoais como Orkut, Facebook etc: lembre-se de estabelecer um relacionamento profissional, o que não implica em um relacionamento pessoal.

Informações de HSM – Update or die

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  1. Lázaro Molina
    03/03/2010 às 10:59 PM

    É meu amigo Fernando, realmente este tópico abordado nos revela algumas práticas comuns que costumamos presenciar diáriamente em nosso dia-a-dia.
    Network é fruto de trabalho constante, mantendo-se na vida profissional de nossos parceiros comerciais de forma que este contato seja produtivo pois ninguém está aqui no mundo a passeio. Queremos (e devemos querer mesmo) sempre estar tirando alguma vantagem de nossa rede de contatos, mas que essa vantagem seja de forma natural, fruto da credibilidade adquirida com o tempo, com bons relacionamentos profissionais, bom atendimento à clientes e bons resultados perante as empresas que fizeram e fazem parte da evolução de nossa história. Network é para ser encarada sempre como um bem valioso, mas sempre no foco profissional de nossa vida.

    • Fernando Henrique
      04/03/2010 às 9:52 PM

      Obrigado pelo comment Lázaro! Gostei muito do seu comentário, e acho você o cara mais apropriado para falar sobre o assunto, pois conheço seu trabalho muito bem! Sei o valor que uma boa indicação de um cliente tem pra você e que isso lhe torna um profissional melhor visado pelos outros elementos da sua rede. Por isso você dá o valor devido aos seus contatos! Isso eu também adoto como prática, por isso o relacionamento entre nossas empresas sempre foi muito bem dosado entre a seriedade, o respeito e a descontração!

      Mais uma vez, obrigado!

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