Início > carreira, Corporativo, Mercado de Trabalho > TCC pode ser diferencial no mercado de trabalho

TCC pode ser diferencial no mercado de trabalho

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) além de garantir o diploma, pode também ser um diferencial na hora de se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho.

O importante é considerar a graduação como um momento de definição e construção da carreira profissional. Por isso, a escolha de um bom tema, que tenha a ver com a sua personalidade e suas experiências pode ajudar você a elaborar um trabalho com conteúdo de melhor qualidade e lhe dar a possibilidade de apresentá-lo como um portfólio.

Por outro lado, deve-se atentar que nem todos os trabalhos podem ser um passaporte para o sucesso profissional, e isso nada tem a ver com notas, mas sim com a adaptação do trabalho ao mercado propriamente dito.

Obviamente, as atenções se voltam para aqueles que alcançaram notas boas. Contudo, essa questão deve ser bem analisada, pois há trabalhos que possuem conteúdos excelentes, e que por erros de estruturação acabam recebendo notas médias. Na realidade, é interessante que o formando desenvolva um tema e aborde-o de forma que possa gerar interesse no mercado.

No geral, as áreas de tecnologia, telecomunicações, química e farmacêutica são as que mais prestam atenção no trabalho desenvolvido por recém-formados, sendo que tais áreas também valorizam muito os candidatos que desenvolveram algum tipo de pesquisa durante a faculdade.

Deve-se observar que o TCC também pode ser uma boa ferramenta para aqueles que já estão ingressados no mercado de trabalho, efetivados buscando uma promoção ou estagiários que procuram uma efetivação.

É importante ressaltar que, para o TCC ter algum valor real em uma seleção de trabalho é necessário ter muita qualidade. Por isso, é aconselhável que se comece a pensar no assunto muito antes do último ano e que são de grande auxílio pesquisas de campo e entrevistas com profissionais já atuantes em empresas, para adequar o trabalho o máximo possível ao mercado.

Texto adaptado de Foco Futuro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: