Início > carreira, Mercado de Trabalho, Profissional > Dicas: O que é preciso para o jovem entrar no mercado sem experiência?

Dicas: O que é preciso para o jovem entrar no mercado sem experiência?

A dica é: ESTUDE!

A falta de emprego é implacável com o jovem. O número de desempregados entre 15 e 24 anos é três vezes maior do que a quantidade de adultos sem emprego.

Alguns recrutadores dizem que profissionais nessa faixa etária têm muito baixa autoestima, acham que não são capazes de nada ou demonstram pouco interesse no trabalho.

Há muitas vagas para quem é jovem, principalmente no comércio e em escritório: auxiliar, balconista, atendente. Não precisa ser necessariamente um temporário. Você pode conseguir um emprego que vai servir como uma carreira no futuro.

Na falta da experiência, busque uma empresa que tenha vaga para aprendiz. Pela lei, médias e grandes empresas são obrigadas a contratar quem tem entre 14 e 24 anos.

Estudar é essencial para o jovem. Em alguns estados, o trabalhador que está desempregado, é de baixa renda e tem até a quarta série do Ensino Fundamental pode fazer um curso de qualificação profissional de graça pelo Senai.

Aqui em Ribeirão, além de diversas ONGs e o próprio Senai voltados para o mesmo assunto, há um departamento da Prefeitura Municipal exclusivo para formar profissionais qualificados e sem custo algum para o cidadão. É o Centro de Qualificação Social e Profissional da Prefeitura de Ribeirão Preto.

O Centro forma alunos em oficinas de Costura, Culinária, Construção Civil, cursos de garçons, barman entre diversos outros. Além disso, oferece cadastro de trabalhadores em convênio com várias empresas da cidade para que o aluno já saia colocado após a formação.

Para mais informações, deve ser procurada a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além desse centro de qualificação oferecido pela SEMAS, há também o FUNDET (Fundação para Educação do Trabalhador), voltada para a profissionalização dos adolescentes em idade escolar. Para mais informações, acesse a página da FUNDET e entre em contato por telefone ou pessoalmente.

Fica a dica. Forte abraço a todos e boa sorte!

Dados de: Jornal Hoje

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: