Início > carreira, Educação, Mercado de Trabalho, Profissão: TI, Segurança > [Profissão: TI] Auditor de Sistemas

[Profissão: TI] Auditor de Sistemas

A auditoria exerce sua ação preventiva, saneadora e moralizadora, para confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes, objetivando dar uma opinião sobre a situação encontrada, confirmando também os próprios fins da contabilidade e, consequentemente garantindo as demonstrações contábeis.

Dentro dos diversos segmentos de auditoria existentes, um deles vem a ser o da Auditoria de Sistemas, que é o ramo da auditoria que revisa e avalia os controles internos dos sistemas de informação da empresa.

Os objetivos de uma auditoria de sistemas são:

 

  • Verificar a eficiência, onde se analisa a utilização dos recursos de computação alocados aos sistemas. Esses recursos são compreendidos pelos softwares, hardwares e profissionais envolvidos, e se atentam a geração do resultado correto no tempo programado;
  • Constatar a eficácia, onde se valida os resultados gerados pelos sistemas, onde esses produtos deverão ter condições de atender adequadamente as necessidades de seus usuários;
  • Atestar a segurança física e lógica, onde se avalia na segurança física o ambiente no qual está estruturado o SI (Sistema de Informação) e a confiabilidade das pessoas que o usa. A segurança lógica compreende avaliar o nível de segurança empregado com recursos tecnológicos nos processos de um determinado SI, como por exemplo, utilização de firewalls, antivírus, anti-spam etc.

A função do Auditor de Sistemas é aplicar os conceitos destacados acima, com imparcialidade total na execução da auditoria, sempre visando que seu papel não é complicar os processos de uma organização, mas sim facilitá-los.

A atuação nessa área pode se estender para outras inúmeras especializações, como: Auditoria de Sistemas Contábeis, Tributários, Auditoria de Sistemas Financeiros, Gestão em Auditoria de Sistemas de Saúde Brasileira, Auditoria em Sistemas de Gestão de Qualidade, enfim, inúmeras áreas de atuação podem se estender para o profissional que optar por essa capacitação.

Os salários de um Auditor de Sistemas, dependendo da região e da especialização podem atingir de R$ 4.000 à R$ 12.000.

Contribuição: Boletim Fiscal Senac

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: