Início > carreira, Corporativo, Liderança, Networking > Tenha tempo para cultivar sua rede de contatos

Tenha tempo para cultivar sua rede de contatos

Após exercer muito bem o seu trabalho, um dia o profissional é promovido à líder ou gestor de departamento. Nesse momento, seus focos passam a ser as pessoas da equipe, os processos, as rotinas e, principalmente, os prazos. Fazer contatos e cultivar sua rede de relacionamentos são ações para as quais nunca se tem tempo. Assim, cada vez mais, o líder vai isolando-se das pessoas de fora e dentro da empresa.

Essa situação é muito comum, pois o profissional evolui hierarquicamente na empresa, graças ao seu domínio técnico e ao empenho, não raro, “sobre-humano” na execução das suas metas. Não criar redes de contatos profissionais é condenar-se ao fracasso, seja no êxito do papel de líder ou na influência da sua posição.

Os professores Mark Hunter e Herminia Ibarra, do Insead/França, identificaram três formas distintas, mas interdependentes, de fazer contatos: Operacional, Pessoal e Estratégico. Veja na tabela abaixo um resumo desse estudo:

É importante que o profissional faça uma lista das principais pessoas com as quais se relaciona cotidianamente. Em seguida, classifique se é um contato Operacional, Pessoal ou Estratégico. É muito comum, neste planejamento se deparar com a maioria dos contatos Operacionais e poucos nomes no grupo Estratégico.

Lembre-se: o sucesso profissional depende do que você sabe e é ampliado pela quantidade de pessoas que você conhece. Porém, você precisa manipular com cautela suas amizades e aos poucos aprender que quantidade nem sempre significa qualidade. Mantenha muitos, porém bons contatos e sempre os tenha próximos a você.

Forte abraço e ótima semana.

Fonte: BLOG Mochileiro Corporativo

  1. 29/03/2011 às 6:14 PM

    Caro Fernando, meu amigo, cliente e blogger…
    Realmente cultivar a rede de contatos é importante, tanto é que hoje somos amigos por fazermos muito uso de nossa rede de contatos.
    Estou fazendo o levantamento de meus contatos aqui e vou classificá-los conforme a sugestão desta matéria.
    Em breve mando meu resultado pra você.
    Um abraço e sucesso sempre!

    • Fernando Henrique
      31/03/2011 às 10:36 AM

      Falou e disse tudo, nobre irmão Lázaro! rs… Muito além de cultivar contatos, o interessante é transformar esses contatos em parceiros e amigos! Muito bom o podcast do Bigodinho… vou deixar comentário lá assim que eu visitar novamente… muito bom mesmo! haha…. abraços e valeu pelo comment!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: