Comunique-se com clareza

Uma comunicação ruim sempre é um grande problema. Se tratando de equipes de uma mesma empresa que precisam trocar informações para atingir o objetivo do projeto o problema é ainda maior.

Mesmo com tantos recursos disponíveis como celulares, e-mail, videoconferência, ainda temos muitas falhas de comunicação, quem nunca se deparou com mal-entendidos por falha de comunicação e poderia ser evitado simplesmente melhorando a habilidade de interagir com as pessoas a nossa volta. Analisando a estes fatos podemos dizer que mesmo com novas tecnologias de comunicação não estamos nos comunicando melhor.

Sempre quando estivermos nos comunicando devemos escolher nossas palavras com cuidado, pois elas causam reações nas pessoas que nos ouvem. As frases que levam a percepções negativas: “Eu insisto…”, “Você deve…”, “Se continuar assim…”, devem ser evitadas já que estas frases demonstram que a pessoa que o (interlocutor) não tem nenhuma escolha. Não podemos nos esquecer de evitar palavras que discriminam, que fazem referência a idade, orientação sexual, religião, raça.

É notável que muitos lideres são excelentes comunicadores, comunicar-se com clareza é uma habilidade fundamental. Se repararmos na maneira com que grandes lideres se comportam vamos notar que possuem algumas características em comum: simpátia, cortesia, sensatez e em geral demonstram segurança e confiança. Portanto, se você está em uma posição de liderança (independente do cargo) lembre-se que você se torna um modelo de comportamento, seus colaboradores irão segui-lo como exemplo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: