Início > Tecnologia da Informação > Pós ou segunda graduação: o que vale mais para o mercado?

Pós ou segunda graduação: o que vale mais para o mercado?

A fase após a formatura da faculdade é repleta de dúvidas. Aquelas sobre os melhores caminhos para alavancar a carreira são as mais constantes. Muitos já emendam uma pós. Outros, porém, preferem pensar nisso depois e escolhem cursar uma segunda graduação. Aqueles que estiverem entre uma dessas opções e têm a intenção de melhorar o currículo, porém, devem ficar atentos não só aos seus desejos, mas ao que pesa mais para o mercado de trabalho.

Escolher entre uma pós e uma segunda graduação é uma questão difícil e que depende de diversos fatores. Essa escolha vai depender do foco da carreira da pessoa. O importante, dependendo da carreira, é que tanto um como outro complementem a formação do profissional.

Porém, há quem afirme que, de uma maneira geral, a pós-graduação confere um diferencial maior para o mercado que a segunda graduação. O importante é que o estudante mantenha a coerência na hora de escolher uma especialização.

Pós ou segunda graduação?

Para cursar uma pós, alguns requisitos são necessários e o principal deles é saber exatamente o foco que o estudante quer dar para a sua carreira. Para isso, é preciso ter atuado, ainda que de maneira restrita, na área de formação. Experiências durante a vida acadêmica contam muito e ajudam na hora da escolha.

O estudante precisa pensar que uma pós ou mesmo uma segunda graduação deve ter um sentido de complementação da formação. Em áreas por si só já muito específicas, como as várias modalidades de engenharias, ou mesmo áreas de tecnologia, uma segunda graduação pode ser um grande diferencial.

Já para cursos mais gerais, como Direito e Administração, uma pós-graduação tem um peso muito maior no currículo. O importante é não parar na graduação. Ter uma graduação já deixou de ser um diferencial no mercado.

Contudo, tanto uma pós como uma segunda graduação complementam a formação, sendo que a pós faz mais diferença. Isso mostra que o mercado está buscando mais profissionais especialistas? Ele tem de ter especialidade, mas tem de ter uma visão generalista também.

Equilíbrio na hora da escolha
Qualquer decisão a ser tomada para definir a escolha requer uma análise da área de atuação, da empresa e dos desejos do recém-formado. É preciso haver um equilíbrio. Ela reforça que qualquer escolha envolverá investimento de tempo e dinheiro em maior ou menor grau.

Por isso, avalie todas as variáveis, pois de nada adianta considerar apenas as necessidades da empresa na hora de escolher o que vai fazer depois da formatura. O conhecimento é um capital pessoal. Independentemente da empresa, o estudante tem de ver quais são as possibilidades de ele aproveitar o conhecimento que vai adquirir para a carreira dele.

Fonte: Correio do Estado / MS

  1. Caroll
    23/10/2013 às 6:12 PM

    Boa noite! Sou estudante de Letras. O que seria mais vantajoso, fazer uma pós em Jornalismo ou uma segunda graduação no curso citado anteriormente? Grata, desde já!

  2. Guilherme
    02/09/2013 às 10:00 PM

    Hoje as empresas no momento de escolha em uma nova contratação , dão valor a experiência, mas acabam contratando pessoas com pós-graduação. Isto significa, que além da experiência, as pessoas também tem de ser especialistas no assunto ?. Estamos desenvolvendo este tema em um trabalho na universidade.

  3. cesar augusto alves
    16/05/2012 às 9:35 PM

    Finquei o pé firme numa pós graduação , dando continuidade a formação acadêmica – gestão comercial – então , vejo que fazer uma pós em varejo , será um diferencial e um aprofundamento da primeira graduação ……….. fica mais coerente

  4. Rosane
    04/02/2012 às 6:28 PM

    Sou graduada em Contabilidade, trabalho como Analista Fiscal Senior, quero me especializar em direito tributário, porém, não encontrei pós de acordo com o que faço e o que quero, e para me especializar em direito tributário é necessário ser graduado em direito.
    Pergunto: é viável neste caso graduar em Direito?

    • Fernando Henrique
      20/02/2013 às 9:34 PM

      Rosane, acredito que você deve levar em consideração tanto a sua vontade em trabalhar nessa área, quanto o tempo que você despenderia em realizar outra graduação, geralmente mais longa como a de Direito, e depois enfrentar ainda essa pós graduação, e se na época futura que isso se concretizar, levando em consideração a velocidade como estão as mudanças no mercado de trabalho (consideramos que as funções mais bem pagas de hoje sequer existiam a 10 anos atrás), se compensaria você trocar de área dessa maneira, com um prazo longo como esse. Espero ter ajudado! Forte abraço!

  5. 03/05/2011 às 11:09 AM

    Sem dúvida é uma pergunta que todos que terminam a graduação se faz. Analisei as opções que as Instituições de Ensino têm a oferecer e o peso que o mercado de trabalho da para uma graduação e uma pós-graduação. Cheguei a conclusão que fazer uma outra graduação não seria tão interessante quanto uma pós. Percebi que vários profissionais se formam em uma área e faz uma pós em uma outra “diferente” da que se graduou, porém, que se complementam. Uma amiga por exemplo, é formada em Análise de Sistemas e tem uma pós-graduação em Administração de Empresa.
    Fica a dica então para quem esta analisando qual caminho seguir.
    Abraço.

    • Fernando Henrique
      03/05/2011 às 11:44 AM

      Obrigado pelo comment Samuca… realmente, eu acho que para a nossa área, uma especialização como a pós-graduação vem acrescentar muito mais. Aparentemente, quem faz uma pós demonstra progressão. Não que isso não se aplique em uma nova graduação, mas as possibilidades de adequação de uma pós ao seu curso anterior são maiores, como por exemplo (pegando um parecido com o citado acima), graduado em Administração com pós em Gestão de TI me parece ser mais atrativo do que um graduado em Administração e depois em Sistemas de informação.

      Forte abraço.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: