Início > Tecnologia da Informação > Especializações demais podem atrapalhar ao concorrer uma vaga de trabalho

Especializações demais podem atrapalhar ao concorrer uma vaga de trabalho

Sempre enfatizamos aqui no blog, a importância da qualificação profissional, da certificação em ferramentas e soluções de TI, e o quanto isso pode alavancar sua carreira profissional. Porém, segundo matéria publicada no site da EPTV Ribeirão, fazer muitos cursos e diversas especializações podem atrapalhar a carreira. Há aquele ditado que diz: “é melhor pecar por excesso do que por falta”… bem, nesse caso não é bom pecar de nenhum jeito.

Quem não mantém o foco e busca diferentes qualificações pode estar caindo em uma armadilha.

Este é um grande erro na hora de buscar uma colocação. Às vezes, o currículo vem com cursos que não tem relação nenhuma com a vaga, de diferentes tipos e áreas de atuação e isso não acrescenta em nada se não for positivo para o cargo pretendido. Procure apresentar suas qualificações de acordo com aquilo que representa a vaga que você busca, senão, o entrevistador pode relacionar o excesso de cursos com falta de foco.

Pensar, antes de entrar em qualquer curso ou especialização, naquilo que você realmente quer para a carreira é necessário para não perder tempo e dinheiro. Isso começa com uma busca interna por respostas. Procure questionar-se:

  • O que eu quero para minha carreira?
  • Quais são minhas metas de trabalho?
  • Onde e com o que quero trabalhar no futuro?

Esse exercicio mental pode ajudar a definir metas e estratégias. A partir desta reflexão, você saberá o que precisa fazer para chegar até onde sonha. Investigue os profissionais da área ou empresa onde quer atuar, veja o que eles fizeram para chegar até lá, que tipo de qualificações eles possuem, assim, você saberá por qual caminho ir.

Excesso de nomenclaturas

Atualmente, existem diversos tipos de qualificações, além da graduação: MBA, mestrado, doutorado, especialização, pós-graduação etc. Mas você entende as diferenças e os pesos de cada uma desses estudos no seu currículo? Um simples curso de uma segunda língua já pode turbinar sua carreira. Saber falar outro idioma é tão importante quanto dominar informática. Essas são as exigências básicas do mercado de trabalho atual.

Leia também o post: Qual a melhor pós-graduação para sua carreira?

Os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em dois grupos: lato sensu, que são cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização; e o stricto sensu, que são cursos de mestrado profissionalizante, mestrado e doutorado.

Resumidamente, o Mestrado Profissionalizante é menos teórico do que o acadêmico e mais voltado para o mercado de trabalho. Já o Mestrado é uma pós-graduação voltada para o ensino e a pesquisa e oferece o título de mestre em determinado campo de pesquisa, portanto, é indicado para quem desejar dar aulas.

Já o Doutorado forma pesquisadores dedicados exclusivamente à vida acadêmica, que busca o aprofundamento intenso em determinado estudo.

MBAs são cursos lato sensu de especialização em administração de empresas e negócios. A sigla MBA vem de “Master in Business Administration”. No Brasil, algumas instituições de ensino fazem parcerias para oferecer o curso fora do país.

  1. 05/05/2011 às 8:56 AM

    Bom dia Fernandãããããooooooooooo.. rs

    segue o lindo do blog: http://samuelmartins.posterous.com/

    Vlw. Abraço

    • 09/05/2011 às 8:33 AM

      Link add, Samuca! Forte abraço, meu velho!

  1. 14/05/2011 às 1:05 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: