Início > Infraestrutura e Redes > Os microprocessadores não chegaram ao limite.

Os microprocessadores não chegaram ao limite.

MicroprocessadorUma invenção anunciada nesta quarta-feira (04 de maio de 2011) promete revolucionar uma área que parecia ter chegado ao limite: a dos microprocessadores.

Dos computadores ao telefone celular, passando por micro-ondas e relógios digitais. Quase tudo que faz a sua vida mais confortável tem um microprocessador dentro — também chamado de chip.

Visto de fora, os chips não passam de pequenos quadrados pretos. A parte funcional – que fica escondida debaixo de uma capa escura – é ainda menor.

Dentro estão escondidos milhões de transistores. Numa analogia com o corpo humano, o microprocessador seria o cérebro e os transistores, os neurônios.

Hoje, a maior fabricante de chipes do mundo anunciou um novo tipo de transistor. O, que promete quase 40% a mais de eficiência com consumo de energia 50% menor.

O segredo está no desenho do transistor. Até hoje, todos os chipes tinham uma barreira horizontal para controlar o fluxo de energia. No 3D, essa barreira é vertical e mais fina. Com três superfícies de contato, dizem os inventores, é possível controlar com mais precisão os elétrons. O transistor também ficou menor: 22 nanômetros. Na cabeça de um alfinete caberiam seis milhões deles.

Confira o vídeo a seguir:

Fonte: Jonal da Globo

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: