Início > Internet, Segurança, Sem categoria, Utilitários > Qual o melhor antivírus gratuito?

Qual o melhor antivírus gratuito?

Muito bom dia caros leitores. Pra começar bem a semana, vamos entrar em um assunto que na minha concepção gera bastante polêmica e muitas dúvidas desde usuários leigos até gente fuçada em informática. Eu, como profissional de TI sou bastante questionado no seguinte: qual o melhor antivirus gratuito?  Muitas vezes sugerimos a ferramenta que mais estamos acostumados, gerando assim parcialidade na resposta, não sendo totalmente integra e justa. Pensando nisso, a equipe da InfoLab realizou um teste com 6 antivirus gratuitos disponiveis no mercado. São eles o Avira, AVG, Avast, Rising Free Antivirus, Comodo Internet Security e o PC Tool Antivirus. Para execução dos testes, a equipe infectou a máquina com um patch de 2.019 vírus atuais, entre spy, trojan, rootkit, etc. Acompanhando o processo de scan de cada antivirus, resultou nos pontos que você acompanha logo abaixo:

1º – Avast Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.

2 º – Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.

AVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.

Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.

Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.

PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.

Sinceramente, não sei qual foi o benchmark empregado para realizar os testes. Já usei o antivirus Avast, e tanto pelo seu consumo de memória quanto pela base do AV não atendeu minhas expectativas. Já trabalhei em empresas que usavam AVG como solução de segurança. Na minha opinião pessoal, é a mesma coisa que não ter antivirus na máquina, além de a nova versão 8.5 bloquear sem autorização, documentos e a abertura de programas como o Office. Ainda não tive oportunidade de testar os outros antivirus avaliados, porém em opinião minha e de muitos outros profissionais de TI com os quais tenho contato,  até mesmo das pessoas que postaram comentários nessa matéria divulgada pela INFO (confira aqui), o Avira é o antivirus gratuito que melhor atende as necessidades de segurança da atualidade. Uso o Avira em casa e recomendo aos meus clientes e colegas leigos no assunto. Uma base de dados forte, pouco consumo de memória e processador, tanto no carregamento quanto no scan, ótima interface e de simples uso, atualizações constantes e muito mais qualidades tornam o Avira Antivir, o melhor antivírus free do mercado. Único ponto negativo é que não há versão e nem patch para Português. Mas isso é mínimo, frente a tantas outras vantagens.

Se você usa outro antivirus e acha que lhe atende perfeitamente as necessidades, vote na enquete e comente sua opinião. Seu voto e sua palavra é muito importante. Obrigado, ótima semana e até o próximo post.

Pesquisa de Opinião:

Anúncios
  1. Donizete A. Correia
    26/07/2009 às 12:01 AM

    Uso o Avira a 2 anos, e nunca apresentou nenhum problema, sempre barrou diversos vírus, inclusive de internet. Os seu único problema é que para fazer update, temos que baixar a “atualização” em pasta zipada e depois manualmente o próprio programa se encarrega de executá-lo.

  1. 04/09/2009 às 3:26 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: