Início > Sistemas Operacionais, Windows 7 > Avaliação do Windows Seven, por Fernando Henrique

Avaliação do Windows Seven, por Fernando Henrique

Bom dia caro leitor(a). Como postado anteriormente, foi prorrogado o prazo para download da versão Windows 7 RC até o dia 20 de agosto. Não podendo ficar fora dessa, decidi baixar o .ISO e instalar na minha máquina, aproveitando que meu XP estava completamente ferrado. Devido a testes excessivos no “coitado”, acabei afetando o desempenho dele.

Começando pelo download, elogio o servidor da Microsoft (que não deve ser pouca hontas, como diria um amigo meu, é MUITA HONTAS), baixei o arquivo de imagem muito rápido, cerca de tres horas e meia para um arquivo de 2,7 GB. Minha internet é um plano 3G de 1 MB da VIVO, e a taxa de download do arquivo não ficou abaixo de 250 kbps.

Ao baixar o arquivo, o site lhe gera um código de ativação (serial) e lhe dá alguns passos rápidos orientando na instalação. Após baixado a imagem e queimado o DVD, fui para a instalação. Daí a segunda surpresa! Como no Vista, o procedimento de instalação é totalmente gráfico, lhe exibindo as partições e dando as opções sobre o que você quer fazer… excluir, formatar, criar uma nova partição, enfim, todo aquele processo que tinhamos no 98 e XP, que se apertássemos uma tecla errada… “bau bau” partição de arquivos. Seguindo, com uma interface de instalação muito simples, a instalação completa do sistema até a sua configuração final, exibindo o Desktop para mim foi de aproximadamente 18 minutos. Isso mesmo, somente 18 minutos. Extremamente rápido, cerca de metade do tempo da instalação do XP na minha máquina, que se trata de um Athlon 64 3200+, com 2,5 GB de RAM, GeForce 6200 de 256 e HD de 100 GB SATA.

Sempre ouvi muitos elogios sobre essa nova versão, tanto no desempenho quanto a qualidade gráfica. Mas somente experimentando para se ter uma avaliação íntegra. Após a surpresa com a rapidez na instalação, veio a configuração. Logo de cara, na instalação de um dos aplicativos veio uma mensagem de stack overflow (estouro de pilha). Não visualizava essa mensagem há anos, mas tudo bem, reiniciado o explorer (deve ter sido algum errinho besta, em se tratando de uma versão ainda beta, compreensivel).

Visual realmente surpreendente, fácil configuração, veloz, apesar da aparência carregada do sistema, um SO extremamente rápido, se comparando a velocidade de um XP pré formatado. Reconheceu todos os meus componentes de hardware, vindo nativo todos os drivers dos meus
dispositivos e em nenhum momento me abriu o assistente de instalação. Reconhecimento USB? Instantâneo! O XP ainda demorava um pouquinho até reconhecer e dizer que o dispositivo estava pronto para uso. No WIndows 7, esse “pulo” de um balão para outro (Dispositivo reconhecido – Dispositivo já pode ser usado) demora menos de um segundo.

Mais um ponto positivo, é em relação à conexão da minha rede 3G. Como disse possuo um modem da VIVO. No XP, demorava cerca de 1 minuto até sincronizar o modem e me habilitar a opção Conectar. No 7, esse tempo também caiu para 15 segundos, além de no caso de reinicio do sistema, eu não precisar abrir a tela do Gerenciador do Modem para reconectar, como tinha que fazer no XP. O Seven reconecta automaticamente sem a necessidade do assistente, e caso não consiga, abre uma conexão de rede no canto ao lado do relógio e com apenas dois cliques consigo reconectar minha Internet.

Os benefícios dessa nova versão são muitos em relação ao Vista, e a migração se torna inevitável, haja visto que as plataformas de softwares, suites gráficas, aplicativos de escritório etc, estão se tornando cada vez mais exigentes. Fico mais tranquilo em saber que poderei confiar numa plataforma de SO que já nao virá para o mercado com a estampa de um
NOVO WINDOWS ME. Totalmente revisado, com um desempenho incrivel, só tenho a elogiar este novo sistema.

Porém, como nem tudo são rosas… até agora, o que me desagradou foi a dificuldade de eu transferir o destino da pasta Meus documentos para uma partição separada (por exemplo, armazeno o SO e programas no C: e arquivos no D:, para no caso de formatar, nao precisar fazer backup… e já direciono a pasta Meus documentos do Windows para o D:). Simplesmente
não consegui ainda (disse AINDA), direcionar essa pasta para outro lugar. Consegui apenas uma parte dela, que se chama Documentos no W7, mas a pasta principal, que é a Bibliotecas e é o que me interessa simplesmente não me habilita essa opção.

Mais uma coisa que me desagradou foi a pobresa de gadgets para a sidebar, e o fato de eu não poder instalar skins na barra lateral, muito menos nos gadgets. E alguns gadgets que funcionavam na barra do Vista não executarem na barra do 7. Pode ser a simples causa de ainda ser RC, mas temos que rever isto, pois o barato de tudo são as tralhas espalhadas no Desktop!

Só para completar, uma coisa muito útil para administradores de sistema foi a inclusão da aba Serviços, no Gerenciador de Tarefas. Antigamente, quando queriamos pausar ou iniciar um serviço, tinhamos que ir no Iniciar/Executar e digitar o comando “services.msc”. Neste novo Gerenciador, posso tanto habilitar e desabilitar serviços, quanto dar finalizar o processo a qual ele pertence, coisa dificil no XP… onde tinhamos
que ver nas propriedades o nome do processo e no CTRL+Alt+Del verificar o nome, tentar finalizar o processo… e ás vezes nem dava certo, mas tudo bem, é um avanço considerável.

A equipe do Olhar Digital testou o Windows Seven, confira abaixo as considerações técnicas:

Bom, essa foi a avaliação do Windows 7 por Fernando Henrique. Até agora a impressão foi ótima, vejamos na hora que começar a dar os “piripaques” se iremos achar fontes abundantes de conhecimento pra resolução de problemas. Para quem já instalou o Seven, mas ainda está explorando seus recursos e quer saber mais, ou resolver algum probleminha, o site Guia do PC tráz um tutorial com 30 dicas úteis sobre esta nova versão. Espero que tenham gostado da avaliação, e caso discordem de alguma coisa, sintam-se à vontade para opinar e comentar. Agradeço a todos, aproveitem o final de semana e até o próximo post.

  1. 08/09/2009 às 11:35 PM

    Achei muito boa a sua avaliação do Windows Seven.
    Eu também estou achando ótimo esse Sistema Operacional!
    Por enquanto, estou com dois SO instalados nos meus HD’s, ele e o XP, mas quando conseguir resolver dois problemas que tenho enfrentado nesse Seven – que é minimizar o msn e o Skype para a bandeija do sistema e fazer o drive da minha placa de TV funcionar (não aparece a imagem, só sai o som) -, então mudarei definitivamente para o esse novo SO.

    Parabéns pelo site e pelos seus esclarecimentes!
    Um forte abraço!

  2. 08/09/2009 às 11:24 PM

    Achei muito boa a sua avaliação do Windows Seven.
    Eu também estou achando ótimo esse SO!
    No momento estou usando o XP

  1. 03/01/2011 às 7:04 AM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: