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Entenda o conceito da neuro propaganda

Olá saudosos leitores. Há alguns dias, quando chego na copa (cozinha para os leigos ;P) da Honda, pego meu copo com leite puro (não gosto de café) e meu pão com margarina Qualy Cremosa… gentilmente cedidos pela empresa, sento no canto da mesa reservado à minha pessoa, assistindo as noticias do Bom dia Brasil, sempre um intervalo antes de passar o cartão exatos 5 minutos antes das 8 da manhã, pontualmente passa a seguinte propaganda da Intel:

Para os mecânicos ao meu lado essa propaganda não significa grande coisa. Pode até não significar nada. Mas para mim… é o que há de mais brilhante em marketing. Este comercial realmente prende a minha atenção. Mas porque tal fenômeno com essa propaganda especifica?! Antes passam tantas outras, mas todos os dias eu sei que naquele exato horário, aquele comercial será exibido. Isso se chama neuro propaganda.

As empresas estão usando cada vez mais as descobertas da neurologia para produzir comerciais irresistíveis, que consigam infiltrar na fronteira final: o seu cérebro.

Uma matéria da Superinteressante de agosto (2009) trata exatamente sobre este assunto que vem ganhando grande importância. Segundo dados divulgados na Super, são exibidas em média 90 propagandas por dia, todos os dias, contando somente as exibidas pela TV. Sem somar os banner que vemos quando acessamos sites de notícias, portais de tecnologia, blogs que tentam ganhar alguma grana e penduram os varais em suas páginas como uma barraquinha de feira livre, outdoors nas ruas, faixas etc.

O problema é que, quanto mais as empresas tentam marretar informações em nossas mentes, menos damos atenção a elas: de cada 100 propagandas, 92 são automaticamente ignoradas. Mas e se fosse possível usar as ultimas descobertas sobre o cérebro para mudar o jeito de fazer publicidade, criando anúncios que fossem irresistíveis para a mente do consumidor?

Diversas empresas já aderiram o neuromarketing em suas publicidades. Podemos notar que recentemente no Youtube, aparecem algumas tarjas publicitárias sobre os vídeos. Isso porque a empresa, em pesquisa, constatou que essa prática não irrita os usuários. Eles que pensam, pelo menos a mim irrita. Seria uma nova modalidade de pop-up?! Não deixa de ser… teremos que inventar o bloqueador de tarjinhas chatas de vídeos do Youtube.

Nessa mesma linha de pesquisa, uma TV inglesa constatou que, por algum motivo, as propagandas veiculadas de manhã têm mais impacto sobre o cérebro.  Deve ser por isso que o ápice do meu dia é quando passa o comercial da Intel.

E porque a maioria dos comerciais tem algum tipo de conteúdo ou insinuação sexual? Há uma empresa de engenharia aqui em Ribeirão Preto (que por motivos éticos e legais não citarei o nome, para ninguém ficar sabendo… que é a MRV Engenharia) que sempre coloca uma bela moça, mostrando seus dotes em suas propagandas. Afinal, o que tem haver isso com construção civil? Você já deve ter ouvido a expressão “sexo vende”. Essa expressão pode estar caindo de conceito. Em estudos feitos em 2007 pela Universidade de Londres, as propagandas com mulheres e homens bem afeiçoados (uso este termo, pois bonito é uma palavra bastante relativa) são menos lembradas pelos expectadores, pois prestam mais atenção na pessoa do que na própria marca. Realmente “sexo não vende”.

Programas humorísticos ou violentos também são ruins para os anunciantes, porque fazem as pessoas esquecerem-se das propagandas, e dá mais resultado colocar anúncios em shows que não sejam relacionados ao que você quer vender (anunciar um carro num programa de culinária, por exemplo).

Nem todas as descobertas são positivas. Umas delas é perturbadora. As propagandas subliminares, que trazem mensagens escondidas (e parecem coisa de conspirador maluco), realmente fazem efeito. Sabe aquelas musiquinhas de fundo que tocam nas lojas? Elas podem ter mensagens escondidas. Numa experiência polêmica, 50 lojas de departamentos e supermercados dos EUA começaram a tocar musiquinhas que continham uma mensagem subliminar: “Eu sou honesto, e não vou roubar”. Essa frase era repetida muito depressa, 150 vezes por minuto, e num tom extremamente baixo; ou seja, era completamente inaudível. Mas deu resultado: a quantidade de furtos caiu 37%. Um teste similar, só que com mensagens do tipo “comprar é bom”, aumentou as vendas em aproximadamente 15%.

Não é agradável pensar que a publicidade possa agir no subconsciente e nos obrigar a consumir, sem que nem mesmo percebamos o que está acontecendo. Por isso, o neuromarketing também atraiu opositores. Uma ONG americana fez campanha para convencer o Congresso do EUA a proibir o uso de técnicas neurocientíficas na propaganda.

Um site bastante interessante sobre este assunto, que tenta demonstrar imparcialidade, exibindo mitos e fatos sobre as mensagens subliminares e neurociência, é o Projeto Ockham. Vale a pena acessar e ver o acervo de mitos e verdades sobre as táticas de intrusão mental adotados pela mídia.

Todo este assunto parece muito obscuro pra você?! Pra mim também! Prefiro sentar todos os dias na mesa da copa da Honda, comer meu pão com leite e ver a propaganda mágica da Intel sem perceber que estou sendo alvo de uma conspiração neurocientifica.  Abraços e pesquisem sobre o assunto. É fascinante ao mesmo tempo de intrigante.

  1. Bruno Oliveira
    05/04/2010 às 10:11 AM

    Olá Fernando Henrique,

    Sou Bacharelando em Publicidade e Propaganda e minha tese de monografia será justamente essa: “Neuro-propaganda”. Gostei muito da forma como você abordou ao assunto. Parabéns.

    Um forte abraço.

    • Fernando Henrique
      05/04/2010 às 1:09 PM

      Obrigado Bruno, realmente é um assunto bastante interessante de ser abordado e muito abrangente. Com certeza seu TCC ficará bastante completa.

      Obrigado pelo comment. Abraço.

  2. 11/02/2010 às 1:49 PM

    Cada comercial sabe mexer com nosso subconsciente, as vezes nos fazendo até comprar o produto.

    • Fernando Henrique
      11/02/2010 às 1:52 PM

      É verdade Luane, há propagandas que são tão perfeitamente elaboradas que têm esse poder de persuadir-nos a compra. Obrigado pelo comment!

  3. Paulo Cesar
    25/10/2009 às 4:50 PM

    Parabéns pela iniciativa,a informação precisa estar ao alcance de todos.

  4. Acácio Neto
    26/08/2009 às 2:11 PM

    Parabéns pelo post.
    Esta ótimo.

    Também gosto muito dessa propaganda.

    Abraços
    http://www.anetux.com.br

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