Início > Corporativo, Desenvolvimento, Infraestrutura e Redes, ITIL, Tecnologia da Informação, Telecom, TI Verde > Brasil está longe de atingir maturidade de infraestrutura em TI

Brasil está longe de atingir maturidade de infraestrutura em TI

TecnologiaA elite das empresas que atuam no Brasil ainda está longe de atingir o nível de maturidade desejado quanto ao uso de infraestrutura de TI. Pelo menos essa foi a constatação feita pelo estudo Brazil Infrastructure Maturity X-Ray, divulgado na última quarta-feira (23/9), pela consultoria Accenture e pelo instituto de pesquisa IDC.

Inédito no País, o levantamento ouviu 150 companhias de grande porte, entre agosto e setembro. Seu principal objetivo foi mapear o cenário da TI das empresas e medir o grau de evolução tecnológica de suas operações.

O Brasil apresentou nível 2,4 de maturidade, enquanto a média mundial é 4. O esperado era pelo menos o nível 3.

A avaliação teve como base, as melhores práticas de gestão de TI, a biblioteca ITIL, considerada hoje o backbone dos projetos de infraestrutura. Embora o mesmo estudo revele que 50% dos entrevistados dominem o padrão ITIL, quando o ideal seria que esse índice fosse de, no mínimo, 75%.

A metodologia envolve níveis que vão de 1 a 5 (informal, repetido, definido, controlado e otimizado). Esse cenário é preocupante já que o Brasil desponta como uma das economias que mais crescem em investimentos de TI e Telecom, superando os países da América Latina e deixando para trás Coréia e Índia, entre os emergentes.

Um ponto relevante a observar é de que forma o orçamento de TI vem sendo usado. Atualmente, há uma concentração em gastos ligados a manutenção do parque instalado. Ou seja, do total de empresas ouvidas, 35% dos investimentos são destinados à infraestrutura existente. Quando deveriam se adotar ações voltadas a melhorias dos processos de gestão e inovação.

A pesquisa aponta também as políticas de TI Verde ainda estão em fase incipiente. A média de maturidade no Brasil ficou na casa dos 2,3, muito abaixo dos 3 desejáveis. Muito se fala em política de sustentabilidade, mas as empresas não acordarão para importância do assunto.

Fonte: COMPUTERWORLD

Anúncios
  1. Carlos Frohlich
    19/10/2009 às 5:48 AM

    Isso ‘e manipulacao ideologica.
    Eu tive a oportunidade de trabalhar em varios paises na europa e estive exposto a inumeros sistemas publicos e privados. Em todos estes anos, afirmo que o Brasil nao esta assim distante como a reportagem nos leva a crer. Existe o argumento da politica de documentacao em paises desenvolvidos que nao reflete a realidade enquanto que no Brasil isso ocorre de forma mais transparente. (Seguindo paralelos em outros segmentos onde os CONTROLES deveriam existir, podemos citar o colapso da Parmalat, Enron, recente colapso financeiro, os inumeros eventos onde o governo britanico PERDEU fisicamente dados de cidadaos.- digo copias em DVDs com dados vitais).

    A constante necessidade de otimizacao do parque e do uso de tecnologia ‘e inerente ao contexto e certamente as empresas enfrentam dificuldades pois: a) tecnologia chega no Brasil com muito delay ou entao com um custo absurdo; b) Portugues somente recentemente foi upgraded como idioma prioritario (passou a 2); c)Relacao Custo/Capacidade de telecomunicacoes para WANs ‘e risivel.

    Chega de se acreditar no Brasil como cacula impubere atraves de “relatorios consistentes de pesquisa com base em estatistica”.

  2. 28/09/2009 às 7:11 AM

    O problema brasileiro não é tecnologia, mas cultural. As empresas ainda mantém relações com seus empregados de maneira antiquada e isso acaba se refletindo na estrutura da empresa. O estudo que detectou a falta de maturidade em TI na verdade apenas apontou um efeito da falta de maturidade cultural das empresas brasileiras. Apesar de estarmos no Século XXI, o Brasil só agora passou pelo segundo quarto do Século XX, culturalmente falando.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: