Início > Sistemas Operacionais, Unix > Unix completa 40 anos

Unix completa 40 anos

unix wallpaper

O SO Unix, criado em 1969, acaba de completar 40 anos de existência no cenário da computação mundial.

O programa foi criado por Ken Thompson, Dennis Ritchie, Douglas Mcllroy, Joe Ossana e Brian Kerninghan, então funcionários da AT&T que trabalhavam no Bell Labs.

O Unix foi idealizado após a falha do Multics, projetado com auxílio do MIT e da GE para atuar em mainframes. Ele serviu como base para diversos sistemas operacionais populares hoje, incluindo todas as distribuições do Linux, o BSD e, consequentemente, o próprio Mac OS, da Apple e até o Windows (tem gente que diz que não).

A grande vantagem do OS era sua fácil adaptação ao hardware disponível na época. Essa flexibilidade lhe garantiu o título de “sistema aberto”, principalmente por ser distribuído livremente entre instituições acadêmicas e militares, o que possibilitou a alteração constante de seu código.

“O UNIX se mantém vivo e relevante por tantas décadas mais devido aos seus conceitos e filosofia do que devido a uma eventual superioridade do software em si”, afirma Augusto Campos, administrador do site BR-Linux.org, conhecido por abrigar uma das maiores comunidades de usuários de Linux desde 1996.

“Ideias como a de se basear em arquivos de configuração armazenados na forma de texto ou o conceito de adotar um amplo conjunto de ferramentas de administração com propósito bem definido deram um banho de flexibilidade à informática daquela época, e continuam garantindo o interesse no sistema”, disse.

O ideal de liberdade já estava associado ao Linux antes do surgimento dos movimentos de software livre. O lema ‘Live free or die’, associado ao Unix, é anterior ao surgimento do projeto GNU, de Richard Stallman.

Fonte: Info

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: